Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21925
Tipo de Documento: | Artigo |
Título : | Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências |
Otros títulos : | Construction and validation of data collection instrument in science teaching research |
Autor : | Santana, Driane Anne Silva de Wartha, Edson José |
Fecha de publicación : | 2020 |
Resumen: | Esta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento Crítico. |
Resumen : | This research deals with the methodological development of an instrument for evaluating Critical Thinking competence with high school students. The purpose of this study is to present and discuss the steps used in the process of construction and validation of the instrument through psychometric and semantic analyzes. The instrument was validated in four domains (Percentage of Agreement, Content Validity Index, Coherence and Agreement between participants and Reliability of the Instrument) related to the 20 items that seek to identify the manifestation of Critical Thinking Capabilities. |
Palabras clave : | Validade Confiabilidade Pensamento crítico Análises quantitativas Validity Reliability Critical thinking Quantitative analysis |
ISSN : | 2317-5125 |
Es parte de: | Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Citación : | SANTANA, D. A. S.; WARTHA, E. J. Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.16, n. 36, p. 39-52, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109. Acesso em: 8 maio 2025. |
License: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21925 |
Aparece en las colecciones: | DQI - Artigos de periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ColetaDadosEnsinoCiencias.pdf | 299,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.