Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21925
Tipo de Documento: Artigo
Título: Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências
Título(s) alternativo(s): Construction and validation of data collection instrument in science teaching research
Autor(es): Santana, Driane Anne Silva de
Wartha, Edson José
Data do documento: 2020
Resumo: Esta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento Crítico.
Abstract: This research deals with the methodological development of an instrument for evaluating Critical Thinking competence with high school students. The purpose of this study is to present and discuss the steps used in the process of construction and validation of the instrument through psychometric and semantic analyzes. The instrument was validated in four domains (Percentage of Agreement, Content Validity Index, Coherence and Agreement between participants and Reliability of the Instrument) related to the 20 items that seek to identify the manifestation of Critical Thinking Capabilities.
Palavras-chave: Validade
Confiabilidade
Pensamento crítico
Análises quantitativas
Validity
Reliability
Critical thinking
Quantitative analysis
ISSN: 2317-5125
Parte de : Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal do Pará
Citação: SANTANA, D. A. S.; WARTHA, E. J. Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.16, n. 36, p. 39-52, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109. Acesso em: 8 maio 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21925
Aparece nas coleções:DQI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ColetaDadosEnsinoCiencias.pdf299,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.