Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22797
Document Type: Monografia
Title: O inconsciente e a inteligência na fotografia : a estética benjaminiana como ferramenta política
Authors: Costa, Amélia Melo
Issue Date: 1-May-2025
Advisor: Mota, Vladimir de Oliva
Resumo : O Surrealismo e a fotografia ocupam um lugar importante na produção de Walter Benjamin sobre a arte e a modernidade, sendo analisados por ele como manifestações de uma experiência potencialmente política, isto é, emancipatória. Este trabalho busca entender como Benjamin articula esses elementos a partir da noção de "iluminação profana", compreendendo-os como possíveis respostas à crise da inteligência causada na modernidade. A partir da análise de seus textos sobre política, fotografia e arte, examina-se de que modo o Surrealismo age como uma arte crítica que tenciona o senso comum da percepção e do conhecimento. A pesquisa é feita a partir das relações entre técnica, experiência e política, observando como Benjamin identifica nas imagens — sobretudo na fotografia — um meio de reconfiguração do pensamento e de deslocamento da razão. Dessa forma, o estudo propõe entender a função da imagem na superação da crise da inteligência, a partir da ação transformadora que Benjamin atribui à arte em sua época.
Abstract: Surrealism and photography occupy an important place in Walter Benjamin’s work on art and modernity, being analyzed by him as manifestations of a potentially political, that is, emancipatory, experience. This study seeks to understand how Benjamin articulates these elements through the notion of "profane illumination," viewing them as possible responses to the crisis of intelligence brought about by modernity. By analyzing his texts on politics, photography, and art, this research examines how Surrealism functions as a critical art that challenges common perceptions and knowledge. The study explores the relationships between technique, experience, and politics, observing how Benjamin identifies the image—particularly photography—as a means of reconfiguring thought and displacing reason. In this way, the research aims to understand the role of the image in overcoming the crisis of intelligence, based on the transformative action that Benjamin attributes to art in his time.
Keywords: Artes visuais
Ensino superior (UFS)
Surrealismo
Fotografia
Iluminação profana
Walter Benjamin
Crise da inteligência
Surrealism
Photography
Profane illumination
Walter Benjamin
Crisis of intelligence
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DAVD - Departamento de Artes Visuais e Design – Artes Visuais – São Cristóvão - Presencial
Citation: Costa, Amélia Melo. O inconsciente e a inteligência na fotografia : a estética benjaminiana como ferramenta política. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Artes Visuais) – Departamento de Artes Visuais e Design, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22797
Appears in Collections:Artes Visuais e Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amelia_Melo_Costa.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.