Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22797
Tipo de Documento: Monografia
Título : O inconsciente e a inteligência na fotografia : a estética benjaminiana como ferramenta política
Autor : Costa, Amélia Melo
Fecha de publicación : 1-may-2025
Director(a): Mota, Vladimir de Oliva
Resumen: O Surrealismo e a fotografia ocupam um lugar importante na produção de Walter Benjamin sobre a arte e a modernidade, sendo analisados por ele como manifestações de uma experiência potencialmente política, isto é, emancipatória. Este trabalho busca entender como Benjamin articula esses elementos a partir da noção de "iluminação profana", compreendendo-os como possíveis respostas à crise da inteligência causada na modernidade. A partir da análise de seus textos sobre política, fotografia e arte, examina-se de que modo o Surrealismo age como uma arte crítica que tenciona o senso comum da percepção e do conhecimento. A pesquisa é feita a partir das relações entre técnica, experiência e política, observando como Benjamin identifica nas imagens — sobretudo na fotografia — um meio de reconfiguração do pensamento e de deslocamento da razão. Dessa forma, o estudo propõe entender a função da imagem na superação da crise da inteligência, a partir da ação transformadora que Benjamin atribui à arte em sua época.
Resumen : Surrealism and photography occupy an important place in Walter Benjamin’s work on art and modernity, being analyzed by him as manifestations of a potentially political, that is, emancipatory, experience. This study seeks to understand how Benjamin articulates these elements through the notion of "profane illumination," viewing them as possible responses to the crisis of intelligence brought about by modernity. By analyzing his texts on politics, photography, and art, this research examines how Surrealism functions as a critical art that challenges common perceptions and knowledge. The study explores the relationships between technique, experience, and politics, observing how Benjamin identifies the image—particularly photography—as a means of reconfiguring thought and displacing reason. In this way, the research aims to understand the role of the image in overcoming the crisis of intelligence, based on the transformative action that Benjamin attributes to art in his time.
Palabras clave : Artes visuais
Ensino superior (UFS)
Surrealismo
Fotografia
Iluminação profana
Walter Benjamin
Crise da inteligência
Surrealism
Photography
Profane illumination
Walter Benjamin
Crisis of intelligence
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAVD - Departamento de Artes Visuais e Design – Artes Visuais – São Cristóvão - Presencial
Citación : Costa, Amélia Melo. O inconsciente e a inteligência na fotografia : a estética benjaminiana como ferramenta política. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Artes Visuais) – Departamento de Artes Visuais e Design, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22797
Aparece en las colecciones: Artes Visuais e Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Amelia_Melo_Costa.pdf1,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.