Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22797
Document Type: | Monografia |
Title: | O inconsciente e a inteligência na fotografia : a estética benjaminiana como ferramenta política |
Authors: | Costa, Amélia Melo |
Issue Date: | 1-May-2025 |
Advisor: | Mota, Vladimir de Oliva |
Resumo : | O Surrealismo e a fotografia ocupam um lugar importante na produção de Walter Benjamin sobre a arte e a modernidade, sendo analisados por ele como manifestações de uma experiência potencialmente política, isto é, emancipatória. Este trabalho busca entender como Benjamin articula esses elementos a partir da noção de "iluminação profana", compreendendo-os como possíveis respostas à crise da inteligência causada na modernidade. A partir da análise de seus textos sobre política, fotografia e arte, examina-se de que modo o Surrealismo age como uma arte crítica que tenciona o senso comum da percepção e do conhecimento. A pesquisa é feita a partir das relações entre técnica, experiência e política, observando como Benjamin identifica nas imagens — sobretudo na fotografia — um meio de reconfiguração do pensamento e de deslocamento da razão. Dessa forma, o estudo propõe entender a função da imagem na superação da crise da inteligência, a partir da ação transformadora que Benjamin atribui à arte em sua época. |
Abstract: | Surrealism and photography occupy an important place in Walter Benjamin’s work on art and modernity, being analyzed by him as manifestations of a potentially political, that is, emancipatory, experience. This study seeks to understand how Benjamin articulates these elements through the notion of "profane illumination," viewing them as possible responses to the crisis of intelligence brought about by modernity. By analyzing his texts on politics, photography, and art, this research examines how Surrealism functions as a critical art that challenges common perceptions and knowledge. The study explores the relationships between technique, experience, and politics, observing how Benjamin identifies the image—particularly photography—as a means of reconfiguring thought and displacing reason. In this way, the research aims to understand the role of the image in overcoming the crisis of intelligence, based on the transformative action that Benjamin attributes to art in his time. |
Keywords: | Artes visuais Ensino superior (UFS) Surrealismo Fotografia Iluminação profana Walter Benjamin Crise da inteligência Surrealism Photography Profane illumination Walter Benjamin Crisis of intelligence |
Subject CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Department: | DAVD - Departamento de Artes Visuais e Design – Artes Visuais – São Cristóvão - Presencial |
Citation: | Costa, Amélia Melo. O inconsciente e a inteligência na fotografia : a estética benjaminiana como ferramenta política. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Artes Visuais) – Departamento de Artes Visuais e Design, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22797 |
Appears in Collections: | Artes Visuais e Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Amelia_Melo_Costa.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.