Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10001
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O letramento crítico e o ensino de inglês no 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Quintela Cavalcanti em Arapiraca/Alagoas
Autor(es): Silva, Patrícia Gonzaga da
Lima, Rosangela Nunes de
Data do documento: 2016
Resumo: Em nosso trabalho, debruçar-nos-emos sobre questões de letramento crítico dentro e fora da escola, e como estes letramentos estão sendo abordados por professores de língua inglesa na atualidade. A pesquisa conta com o suporte teórico de pesquisadores que abordam o tema, como Franco e Tezza (2001), Leavis (1969), Carraher (1999), Monte Mór (2002), as OCEM (2006), Paulo Freire entre outros. O trabalho está dividido em dois momentos, no primeiro momento iremos tratar de uma reflexão sobre o letramento crítico no ensino, entendendo, portanto, como o letramento crítico pode contribuir na formação do ser crítico. Em nosso segundo momento, abordaremos o letramento crítico no ensino de inglês no ensino médio, em escola estadual participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID no interior de Alagoas. Através de leituras iniciais do aporte teórico utilizado neste trabalho, percebemos que em pleno século XXI, em muitas escolas, as aulas de línguas não abordam o letramento crítico, tornando-se então motivo de reflexão, uma vez que o letramento deve ser entendido como um processo de construção do conhecimento crítico que leve o aluno a usar esse conhecimento em suas práticas sociais.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Letramento crítico
Práticas sociais
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma: por
Instituição/Editora: LINC/UFS
Citação: SILVA, P. G. da; LIMA, R. N. de. O letramento crítico e o ensino de inglês no 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Quintela Cavalcanti em Arapiraca/Alagoas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 173-181.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10001
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LetramentoCriticoEnsinoIngles.pdf72,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.