Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10014
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Gêneros textuais em sala de aula: instrumento para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira
Authors: Anjos, Aline Marques Santana dos
Xavier, Camila Oliveira
Issue Date: 2016
Resumo : Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância de usar os gêneros textuais em sala de aula como um instrumento de apoio para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, tendo em vista, melhorar o ensino passado em sala de aula pelos professores e também a aprendizagem dos estudantes. O objetivo geral é tentar demonstrar a contribuição desses gêneros para o desenvolvimento cognitivo do aluno, seu aprimoramento na aquisição de conhecimentos e o quanto o aluno pode progredir na compreensão e expressão oral e escrita. Busca-se também proporcionar uma maior reflexão nos professores de língua estrangeira em relação à elaboração de seus planos de aula, ou seja, tendo em vista a produção da sequência didática, contendo aulas mais estimulantes, eficazes, dinâmicas, incitando no aprendiz a vontade de querer aprender, e assim, fazendo com que a aprendizagem ocorra de modo efetivo, isto é, mais completa, adequada e interativa. A metodologia proposta neste artigo é teórica e de caráter discursivo, já que será utilizados como base alguns teóricos e parâmetros, será feita uma discussão e análise sobre eles para ser colocado em prática no ensino. Para a fundamentação teórica, análise estará baseada em estudos de autores como Schneuwly e Dolz (2004); PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012); no Parâmetro Curricular Nacional Terceiro e quartos ciclos do ensino fundamental (1998), entre outros. Por fim, esperamos que as metodologias utilizadas com os gêneros textuais nas aulas, venham proporcionar aos discentes um aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem na oralidade e escrita de LE de forma coerente, crítica.
Keywords: Língua estrangeira
Ensino de língua estrangeira
Gêneros textuais
Aprendizagem
Sequência didática
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Language: por
Publisher / Institution : LINC/UFS
Citation: ANJOS, A. M. S. dos; XAVIER, C. O. Gêneros textuais em sala de aula: instrumento para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 33-40.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10014
Appears in Collections:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GenerosTextuaisSaladeAula.pdf70,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.