Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10030
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Gênero Vlog: uma proposta de didatização
Autor(es): Souza, Valdemir Melo de
Data do documento: 2018
Resumo: A presente pesquisa visa a uma proposta de trabalho com a didatização do gênero virtual multimodal vlog. O objetivo é analisar se a utilização desse gênero por meio de suas potencialidades pode contribuir com o desenvolvimento da competência linguística dos alunos relacionada à produção textual oral e escrita e a capacidade de análise de elementos visuais, dado o caráter multimodal dos vlogs, bem como capacitá-los a manipular estes elementos na criação de um canal no YouTube. A relevância da pesquisa deve-se à importância do trabalho com os gêneros emergentes ligados às práticas sociais dos alunos e a escassez de atividades com esse tipo de gênero em sala de aula. Tendo o foco em questões que tratam de elementos multimodais, oralidade e escrita, foi dada ênfase às reflexões sobre o ensino e o uso de tecnologias. Com base nas contribuições teóricas de Marcuschi (2001), Bakhtin ([1979] 2003), Schneuwly e Dolz (2004), Koch (2006) entre outros, ressalta-se as reflexões sobre a oralidade, o uso de tecnologias e as considerações propostas nos PCN sobre o tema. Os procedimentos metodológicos foram de caráter quantitativo e qualitativo de investigação, seguindo o esquema da sequência didática. Os resultados preliminares mostraram que, com o uso de gêneros que fazem parte da prática social dos alunos, o ensino efetivo da oralidade e escrita no ambiente escolar para um ensino de língua torna-se mais eficaz. Isso é fundamental para o exercício da cidadania.
Palavras-chave: Ensino
Sequência didática
Gêneros virtuais
Multimodalidade
Vlog
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SOUZA, V. M. de. Gênero Vlog: uma proposta de didatização. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 517-527.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10030
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeneroVlogDidatizacao.pdf210,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.