Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10034
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Produção de material didático intercultural para o ensino/aprendizagem de língua inglesa: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Sodré, Fernando da Conceição |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | A produção de material didático para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) a partir da perspectiva intercultural é mais uma das possibilidades e demandas da contemporaneidade em um cenário da pedagogia de línguas cada vez mais globalizado. Nesse sentido, esta comunicação traz algumas das produções de material didático intercultural desenvolvido no curso de extensão na Universidade do Estado da Bahia em 2017. Inicialmente, fomentamos reflexões sobre os vários entendimentos sobre cultura e sobre interculturalidade e refletimos sobre a confecção de material didático à luz do dialogicismo cultural. Em seguida buscamos provocar um posicionamento crítico sobre material didático autêntico, assim como promover uma reflexão sobre as possíveis implicações dessa prática para a formação do professor de língua inglesa. Este trabalho tem como fundamentação teórica o conceito de cultura (GEERTZ, 1989; MENDES, 2004) e interculturalidade (ESTERMAN, 2010; MENDES, 2007, FLEURI, 2000) e concepções sobre material didático (TOMLINSON, 2011; BANDEIRAS, 2009). Os resultados desta investigação revelam-se benéficos na medida em que representam o reconhecimento dos professores em pré-serviço da relevância de uma reflexão sobre a produção de material didático para as aulas de língua inglesa tendo como ponto de partida a perspectiva intercultural. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Interculturalidade Material didático Professores Pré-serviço |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | SODRÉ, F. da C. Produção de material didático intercultural para o ensino/aprendizagem de língua inglesa: desafios e possibilidades. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 461-470. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10034 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProducaoMaterialDidIntercultural.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.