Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10034
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Produção de material didático intercultural para o ensino/aprendizagem de língua inglesa: desafios e possibilidades
Autor(es): Sodré, Fernando da Conceição
Data do documento: 2018
Resumo: A produção de material didático para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) a partir da perspectiva intercultural é mais uma das possibilidades e demandas da contemporaneidade em um cenário da pedagogia de línguas cada vez mais globalizado. Nesse sentido, esta comunicação traz algumas das produções de material didático intercultural desenvolvido no curso de extensão na Universidade do Estado da Bahia em 2017. Inicialmente, fomentamos reflexões sobre os vários entendimentos sobre cultura e sobre interculturalidade e refletimos sobre a confecção de material didático à luz do dialogicismo cultural. Em seguida buscamos provocar um posicionamento crítico sobre material didático autêntico, assim como promover uma reflexão sobre as possíveis implicações dessa prática para a formação do professor de língua inglesa. Este trabalho tem como fundamentação teórica o conceito de cultura (GEERTZ, 1989; MENDES, 2004) e interculturalidade (ESTERMAN, 2010; MENDES, 2007, FLEURI, 2000) e concepções sobre material didático (TOMLINSON, 2011; BANDEIRAS, 2009). Os resultados desta investigação revelam-se benéficos na medida em que representam o reconhecimento dos professores em pré-serviço da relevância de uma reflexão sobre a produção de material didático para as aulas de língua inglesa tendo como ponto de partida a perspectiva intercultural.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Interculturalidade
Material didático
Professores
Pré-serviço
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SODRÉ, F. da C. Produção de material didático intercultural para o ensino/aprendizagem de língua inglesa: desafios e possibilidades. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 461-470.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10034
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProducaoMaterialDidIntercultural.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.