Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10037
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A leitura crítica de textos multimodais: análise de uma experiência no PIBID/INGLÊS
Autor(es): Silva, Nayara Stefanie Mandarino
Data do documento: 2018
Resumo: Com a expansão no desenvolvimento e uso de tecnologias digitais, surgem novas maneiras de construir sentidos através da linguagem. Nesse contexto, que abrange cada vez mais pessoas, o papel da imagem ganha destaque em discussões na área da educação. Pensando-se nisso, esse trabalho visa a analisar como a união entre imagem e texto escrito pode guiar o leitor a uma determinada interpretação e ratificar a importância da adoção de práticas que incorporem o trabalho com a leitura crítica de textos imagéticos, já que eles fazem parte da realidade social. Isso será feito a partir da reflexão acerca de uma experiência desenvolvida em uma escola pública através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na área de língua inglesa, referente a um período de tempo que tem início em dezembro de 2017 e fim em janeiro de 2018. Para tal fim, a aula na qual houve o trabalho com as modalidades textuais a partir do que estava no livro didático será analisada baseando-se em obras de autores como Cope e Kalantzis (2000), Janks (2014) e Zacchi (2016).
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Multimodalidade
Multiletramentos
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Imagem
Texto escrito
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SILVA, N. S. M. A leitura crítica de textos multimodais: análise de uma experiência no PIBID/INGLÊS. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 427-435.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10037
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraCriticaTextosMultimodais.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.