Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10038
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Leitura no livro didático: uma análise das atividades de compreensão/interpretação textual
Autor(es): Silva, Marta Simone Nunes
Araujo, Andréia Silva
Data do documento: 2018
Resumo: No presente trabalho, investigamos a prática de leitura presente em dois livros didáticos de língua portuguesa (LDP) do ensino fundamental – um do 6º. e outro do 9º. ano – da coleção Português linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (2012), adotados na rede pública do município de Nossa Senhora da Glória, SE. Para tanto, averiguamos as propostas de atividades de leitura nos LDPs, à luz dos estudos de Martins (2006) e Marcuschi (2009), através do controle dos tipos de perguntas (principal fator para verificar como a prática de leitura é proposta nos LDPs). A partir da análise realizada, foi possível constatar que os exercícios de compreensão/interpretação textual apresentam mudanças significativas, pois nestes destacam-se as perguntas globais, que levam em consideração o texto como um todo, exigindo processos inferenciais complexos, e as perguntas objetivas, que fazem indagações sobre conteúdos objetivamente inscritos no texto. Dessa forma, as mudanças relacionadas às práticas leitoras vêm ocorrendo nos LDPs, mesmo que lentamente e de forma não tão expressiva.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Leitura
Livro didático
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SILVA, M. S. N.; ARAUJO, A. S. Leitura no livro didático: uma análise das atividades de compreensão/interpretação textual. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 411-426.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10038
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraLivroDidatico.pdf228,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.