Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10039
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O ensino da lingua inglesa para crianças: uma discussão sobre as implicações do bilinguismo na infância
Autor(es): Silva, Lilian Kasey da
Costa, Ana Carolina Dias da
Data do documento: 2018
Resumo: Acompanhamos nos últimos anos o forte crescimento da oferta e procura de escolas bilíngues no Brasil, como uma forma de integrar crianças no ensino da língua inglesa. Frente ao cenário de globalização que enfrentamos, juntamente ao discurso da importância do estudo de inglês no meio infantil, é necessário discutir sobre as implicações do ensino da língua inglesa numa fase que chamamos de “precoce”. Neste trabalho, discutiremos o ensino e aquisição do inglês no período da pré-escola, exploraremos as implicações deste ensino no discurso de autores e defensores da Hipótese do Período Crítico (HPC). Diante das diferentes opiniões e teorias da HPC, questionamos como o período crítico contribui para o desenvolvimento da língua inglesa na infância e a forma como o aprendizado da língua se desenvolve nessa faixa etária. Abordaremos as ideias de teóricos, tais como Singleton e Ryan (2005), Lenneberg (1967), Mello (2010), dentre outros, assim como teorias referentes ao período crítico, para uma melhor explanação do assunto.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Ensino bilíngue
Hipótese do Período Crítico (HPC)
Bilinguismo na infância
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SILVA, L. K. da; COSTA, A. C. D. da. O ensino da lingua inglesa para crianças: uma discussão sobre as implicações do bilinguismo na infância. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 401-410.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10039
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoLinguaCriancas.pdf188,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.