Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Luana Inês Alves-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorMorato, Rosinadja Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T21:26:11Z-
dc.date.available2018-12-05T21:26:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, L. I. A. O ensino de inglês instrumental e o letramento crítico na UFS: experiências no ensino superior. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 377-386.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10041-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInglês instrumentalpor
dc.subjectLetramento críticopor
dc.titleO ensino de inglês instrumental e o letramento crítico na UFS: experiências no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoA compreensão escrita de uma língua estrangeira pode ser facilitada quando o aprendiz entra em contato com estratégias de leitura. A disciplina Inglês Instrumental tem exatamente o objetivo de desenvolver esta habilidade, especificamente na língua inglesa e independentemente de seus fins, através do ensino-aprendizagem de tais estratégias. No entanto, o ensino da mesma pode ir além disso. Assumindo a interação texto-leitor e a construção de sentido através deste último (LEFFA, 1999), as diferenças da leitura crítica e do letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001) e a compreensão de que o ensino de inglês pode ser um ato político (ZACCHI, 2008), as aulas de Inglês Instrumental podem ser um ambiente propício às discussões de diversos temas presentes no dia a dia das/os alunas/os e em suas interações sociais, e assim desenvolver uma consciência crítica nos mesmos. Propõe-se então, neste trabalho, relatar e discutir experiências de ensino desta disciplina a alunos de cursos diversos de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a fim de compartilhar as expectativas e resultados da mesma e sua interação com o letramento crítico, de forma a contribuir para uma reflexão do ensino da língua inglesa no contexto do ensino superior.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoInglesInstrumental.pdf194,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.