Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10041
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Luana Inês Alves | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T21:26:11Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T21:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, L. I. A. O ensino de inglês instrumental e o letramento crítico na UFS: experiências no ensino superior. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 377-386. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10041 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Inglês instrumental | por |
dc.subject | Letramento crítico | por |
dc.title | O ensino de inglês instrumental e o letramento crítico na UFS: experiências no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | A compreensão escrita de uma língua estrangeira pode ser facilitada quando o aprendiz entra em contato com estratégias de leitura. A disciplina Inglês Instrumental tem exatamente o objetivo de desenvolver esta habilidade, especificamente na língua inglesa e independentemente de seus fins, através do ensino-aprendizagem de tais estratégias. No entanto, o ensino da mesma pode ir além disso. Assumindo a interação texto-leitor e a construção de sentido através deste último (LEFFA, 1999), as diferenças da leitura crítica e do letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001) e a compreensão de que o ensino de inglês pode ser um ato político (ZACCHI, 2008), as aulas de Inglês Instrumental podem ser um ambiente propício às discussões de diversos temas presentes no dia a dia das/os alunas/os e em suas interações sociais, e assim desenvolver uma consciência crítica nos mesmos. Propõe-se então, neste trabalho, relatar e discutir experiências de ensino desta disciplina a alunos de cursos diversos de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a fim de compartilhar as expectativas e resultados da mesma e sua interação com o letramento crítico, de forma a contribuir para uma reflexão do ensino da língua inglesa no contexto do ensino superior. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoInglesInstrumental.pdf | 194,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.