Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10044
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Glédccia Danila Olindo dos | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T21:44:03Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T21:44:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, G. D. O. dos. O Whatsapp nas aulas de língua adicional. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 345-355. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10044 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | WhatsApp Messenger | por |
dc.subject | Multiletramentos | por |
dc.subject | Língua adicional | por |
dc.title | O Whatsapp nas aulas de língua adicional | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | Muitos estudos mostram a necessidade de inserir modernas estratégias e ferramentas de ensino e aprendizagem de uma língua adicional. Um desses recursos é o aplicativo WhatsApp Messenger que, quando usado nas práticas didático-pedagógicas, pode promover expressivas interações, variados multiletramentos e, além disso, estimular a criatividade. Assim, nosso trabalho, inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Sergipe, buscou analisar esse recurso. Para tanto, baseou-se em investigações teóricas do uso do aplicativo, em textos sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e dos documentos oficiais do sistema educacional básico brasileiro, como Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCNF) e Ensino Médio (PCNEM). Por metodologia, elaboramos e aplicamos, em 2015, uma unidade temática nas turmas do 1°. ano H e 1°. ano G de uma escola estadual localizada em Aracaju/SE. Posteriormente, trabalhamos o uso do aplicativo fora da sala de aula. Como resultados, apesar de algumas dificuldades, nossa experiência foi bastante significativa tanto quanto à nossa formação quanto à educação dos alunos do referido colégio. Percebemos que os benefícios com o uso do aplicativo no ensino e aprendizagem de uma língua adicional são de grande relevância. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WhatsappAulasLingua.pdf | 214 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.