Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10045
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A interferência da língua materna no ensino-aprendizagem de língua inglesa
Autor(es): Santos, Claudia Patricia Galindo dos
Magalhães, Joyce Rodrigues da Silva
Data do documento: 2018
Resumo: Durante o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) é quase impossível o não uso da língua materna (LM), no caso do Brasil o português. Ao se dispor a aprender uma nova língua o aprendiz já possui conhecimento de sua língua materna fazendo assim transferências linguísticas entre uma e outra. Diante disso pretende-se, neste trabalho, discutir quais os benefícios e malefícios do uso da LM no processo de ensino-aprendizagem, sob a luz de teóricos como, Platero (2002), Faleiros (2004) e Lightbown; Spada (1993). Primeiramente foi feito uma breve análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) referente ao modo de como a LE deve ser ensinada, qual competência desenvolver e suas justificações para tais. Foi usada para a coleta de dados a pesquisa de campo que se constituiu na observação de aulas de língua inglesa e aplicação de questionário. Foi constatado que boa parte dos alunos acredita que a LM ajuda na aquisição da LE – no caso desta pesquisa, o inglês. É importante ressaltar que para a maioria há falta de conhecimento prévio da língua alvo, dificultando o entendimento do novo idioma; por isso, se faz necessário o estudo dessa interferência mencionada nos diferentes níveis de conhecimento.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Língua materna
Ensino-aprendizagem
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SANTOS, C. P. G. dos; MAGALHÃES, J. R. da S. A interferência da língua materna no ensino-aprendizagem de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 332-344.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10045
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InterferenciaLinguaMaterna.pdf349,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.