Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10053
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Representações sociais de formadores de professores acerca do ensino de língua inglesa em escolas públicas
Autor(es): Oliveira, Flávia Cristina Martins de
Data do documento: 2018
Resumo: A globalização tem modificado a maneira de se viver, de se pensar e principalmente, de se comunicar. Não existem mais barreiras geográficas, assim, podemos dialogar com pessoas de qualquer canto do mundo através da internet, usando o inglês. Apesar dessa demanda, o ensino de língua inglesa no Brasil, principalmente em escolas públicas, encontra dificuldades para se estabelecer como uma disciplina de valor. Os cursos de licenciatura em língua inglesa não têm se mostrado uma área muito promissora, pois a carreira docente é considerada desmotivante, com salários baixos e pouco valorizada. Além disso, em muitas universidades a formação acadêmica ainda é muito enfatizada, dando poucas oportunidades ao graduando de se familiarizar com o contexto educacional público. Este trabalho objetiva desenvolver uma pesquisa de cunho etnográfico e qualitativo para descobrir as representações sociais dos formadores de futuros professores sobre o ensino de inglês em escolas públicas, pois entende-se que seus conhecimentos, opiniões e crenças influenciam muito a formação inicial dos futuros profissionais. A coleta de dados será feita com narrativas escritas, narrativas orais e observação de aulas com 15 professores formadores.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Formação de professores
Representações sociais
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: OLIVEIRA, F. C. M. de. Representações sociais de formadores de professores acerca do ensino de língua inglesa em escolas públicas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 231-241.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10053
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RepresentacoesSociaisFormadores.pdf207,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.