Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10054
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Questões de cultura e identidade em Vontade de saber inglês: uma análise do livro didático
Autor(es): Néo, Acássio da Silva
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho visa a analisar o livro didático Vontade de Saber Inglês (aprovado no PNLD 2014) com o intuito de discutir, por meio dele, como as questões de cultura e identidade são abordadas nos materiais didáticos de inglês e de que forma eles funcionam como ferramenta influenciadora de tais questões. As principais bases teóricas para esta análise são: Santomé (1995), Moita Lopes (2002), Rajagopalan (2003), Lima (2008), Nieto (2009), Stuat Hall (2005), Tomlinson e Masuhara (2013), Gomes e Santos (2013). Essa pesquisa analisará uma unidade do material didático e dará atenção para quaisquer características presentes no material, tais como metodologia adotada pelas autoras, imagens, textos escritos, atividades, projetos, áudio, temas de cada unidade, entre outros. Os resultados deste trabalho contribuirão para a fundamentação e base de que o ensino de línguas é bombardeado de múltiplas identidades culturais além de ter como uma de suas mais importantes atribuições possibilitar ao aluno que ele perceba o ser diferente como fruto social de identidades descentradas, proveniente de culturas tão valiosas quanto as suas próprias.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Material didático
Cultura
Identidade
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: NÉO, A. da S. Questões de cultura e identidade em Vontade de saber inglês: uma análise do livro didático. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 218-230.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10054
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuestoesCulturaIdentidade.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.