Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10056
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Remixes no ensino de inglês: criatividade, poder das mídias e direitos autorais
Autor(es): Morato, Rosinadja Batista dos Santos
Santos, Fabrício de Jesus
Data do documento: 2018
Resumo: Usar remixes na sala de aula com práticas de letramentos possibilita refletir com os alunos acerca das imagens mediatizadas que consumimos diariamente. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou analisar o potencial pedagógico dos remixes com alunos de Língua Inglesa (LI) nos Ensinos Fundamental e Médio. Especificamente, buscou discutir, a partir da teoria existente, os conceitos de criatividade, poder da mídia e apropriação ética no contexto do ensino de LI por meio de remixes; bem como propor atividades práticas de ensino de LI com o uso de remixes, enfatizando as suas potencialidades pedagógicas e temas como criatividade, poder da mídia e apropriação ética. A pesquisa foi de caráter bibliográfico e documental a partir do levantamento de ideias a respeito do ensino de LI na atualidade, das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e dos letramentos digitais, selecionando as fontes bibliográficas de maior significância. Além disso, aprofundou-se nos conceitos denominados “remixes”, “criatividade”, “mídia”, “apropriação ética e/ou intelectual” e “direitos autorais”. Como resultados, foram encontradas fontes sobre planejamento de ensino, planos de aula e atividades de ensino de LI com foco nas mídias digitais, como base para propostas de atividades com o uso de remixes e seu potencial pedagógico no contexto da Educação Básica.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Remixes
Letramento digital
Ensino de línguas
Mídias digitais
Direitos autorais
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: MORATO, R. B. dos S.; SANTOS, F. de J. Remixes no ensino de inglês: criatividade, poder das mídias e direitos autorais. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 194-207.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10056
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RemixesEnsinoIngles.pdf208,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.