Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10057
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O bilinguismo e a interculturalidade: (entre) olhares conceituais de duas mundividências
Autor(es): Mesquita, Rayssa
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho, situado na seara da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013), tem como temática o bilinguismo, que é um fenômeno mundial (BUCHWEITZ, 2013). O bilinguismo é mais do que duas línguas coexistindo; são "duas línguas diferentes, duas mundividências” (UENO, 2011). Neste contexto, cada dia mais famílias, escolas e comunidades bilíngues surgem, e este cenário propõe uma nova abordagem para a sociedade, exigindo da comunidade científica o desenvolvimento de mais estudos no campo – tendo em vista que, apesar de fortemente presente em nossa sociedade, estudos acerca do bilinguismo ainda são escassos. Flory e Souza (2009) argumentam que, sendo o bilinguismo um fenômeno complexo e multifacetado, sua construção conceitual envolve vários fatores que o fazem profundamente heterogêneo. Refletindo a multidimensionalidade do bilinguismo, os pesquisadores têm proposto diferentes classificações. O presente trabalho visa apresentar os principais conceitos trazidos pela literatura e as implicações que subjazem às definições, em termos de metodologia bilíngue. Nos alinhamos a Mendes (2008) na compreensão de que a realidade multicultural de uma sala de aula bilíngue convoca o educador a basear sua prática pedagógica no que ela chama de “princípios norteadores da educação intercultural”. Para tal fim, basearemos os estudos no campo do bilinguismo de Buchweitz (2013), Ueno (2011), Mendes (2008), Butler e Hakuta (2004), Bialystok (2001), Grosjean (1999).
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira
Bilinguismo
Metodologia
Interculturalidade
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: MESQUITA, R. O bilinguismo e a interculturalidade: (entre) olhares conceituais de duas mundividências. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 182-193.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10057
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BilinguismoInterculturalidade.pdf288,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.