Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10059
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Letramentos digitais e ensino-aprendizagem de língua inglesa: reflexões acerca do processo crítico-reflexivo do aluno em sala de aula
Autor : Magalhães, Joyce Rodrigues da Silva
Fecha de publicación : 2018
Resumen: Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado que objetivou refletir acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC na formação de professores do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Alagoas, aliada aos letramentos digitais, de maneira a proporcionar meios de desenvolver o senso crítico e reflexivo dos alunos. Desse modo, este trabalho visa a analisar e interpretar os dados coletados durante as aulas, incluindo as atividades propostas, as gravações das aulas e os diários reflexivos da professorapesquisadora e dos alunos. O objetivo dessa análise é refletir sobre as implicações da aplicação das atividades e o desenvolvimento dos letramentos digitais na sala de aula. A coleta dos dados ocorreu numa aula temática sobre homofobia, embasada na tríade: ensino de língua Inglesa, TIC e letramentos digitais, e ocorreu durante a disciplina de Língua Inglesa I com a participação de 20 alunos do 2º. período de Letras-Inglês da UNEAL – Campus III em 5 encontros durante o mês de outubro de 2015. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve reflexão crítica durante as aulas por meio das TIC e da interação entre os participantes frente ao tema abordado e, consequentemente, o desenvolvimento dos letramentos digitais.
Palabras clave : Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Linguística aplicada
Formação de professores
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Letramento digital
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : MAGALHÃES, J. R. da S. Letramentos digitais e ensino-aprendizagem de língua inglesa: reflexões acerca do processo crítico-reflexivo do aluno em sala de aula. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 154-167.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10059
Aparece en las colecciones: IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LetramentosDigitaisEnsinoAprendizagem.pdf566,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.