Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10059
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Letramentos digitais e ensino-aprendizagem de língua inglesa: reflexões acerca do processo crítico-reflexivo do aluno em sala de aula |
Autor(es): | Magalhães, Joyce Rodrigues da Silva |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado que objetivou refletir acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC na formação de professores do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Alagoas, aliada aos letramentos digitais, de maneira a proporcionar meios de desenvolver o senso crítico e reflexivo dos alunos. Desse modo, este trabalho visa a analisar e interpretar os dados coletados durante as aulas, incluindo as atividades propostas, as gravações das aulas e os diários reflexivos da professorapesquisadora e dos alunos. O objetivo dessa análise é refletir sobre as implicações da aplicação das atividades e o desenvolvimento dos letramentos digitais na sala de aula. A coleta dos dados ocorreu numa aula temática sobre homofobia, embasada na tríade: ensino de língua Inglesa, TIC e letramentos digitais, e ocorreu durante a disciplina de Língua Inglesa I com a participação de 20 alunos do 2º. período de Letras-Inglês da UNEAL – Campus III em 5 encontros durante o mês de outubro de 2015. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve reflexão crítica durante as aulas por meio das TIC e da interação entre os participantes frente ao tema abordado e, consequentemente, o desenvolvimento dos letramentos digitais. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Linguística aplicada Formação de professores Tecnologia da informação e comunicação (TIC) Letramento digital |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | MAGALHÃES, J. R. da S. Letramentos digitais e ensino-aprendizagem de língua inglesa: reflexões acerca do processo crítico-reflexivo do aluno em sala de aula. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 154-167. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10059 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LetramentosDigitaisEnsinoAprendizagem.pdf | 566,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.