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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Mariana Augusta Conceição de Santana-
dc.contributor.authorMatos, Doris Cristina Vicente da Silva-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorMorato, Rosinadja Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T22:51:53Z-
dc.date.available2018-12-05T22:51:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFONSECA, M. A. C. de S.; MATOS, D. C. V. da S. Contribuições do PIBIC para o ensino de línguas adicionais: uma experiência intercultural através da valorização das identidades indígenas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 132-140.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10061-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018pt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.subjectLíngua adicionalpor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectIdentidades sociais étnicaspor
dc.titleContribuições do PIBIC para o ensino de línguas adicionais: uma experiência intercultural através da valorização das identidades indígenaspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados finais de pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A pesquisa situa-se na área da Linguística Aplicada e a metodologia utilizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa, de base interpretativista. Assim, descrevemos o processo de elaboração de materiais didáticos interculturais, focados no trabalho com as identidades sociais étnicas, para o ensino de línguas adicionais e sua posterior aplicação em uma oficina num colégio estadual situado na cidade de Aracaju, SE. Para a pesquisa, também foram aplicados dois questionários: um aos alunos e outro ao professor regente das turmas envolvidas. As reflexões sobre os conceitos de cultura, identidade e o trabalho em sala de aula foram importantes para a promoção de debates em classe, desenvolver o respeito para com as etnias indígenas e tratar sobre temáticas como: (in)visibilidade e empoderamento. Os resultados alcançados apontam para a relevância da discussão de temas como as identidades indígenas na formação docente e na educação básica, de maneira que os materiais didáticos sejam cada vez mais interculturais em sua composição.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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