Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10107
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 1 - Educação e políticas públicas
Other Titles: • Agnaldo Mesquita de Lima Junior - Programa Mais Educação: acompanhamento e implantação nas escolas estaduais no sul do Brasil num estudo de caso
• Alexsandra Maria dos Santos - Ensino de história no Brasil: caminhos para sua compreensão na contemporaneidade
• Aline Moura Domingues - Educação integral na fronteira: implementação do programa mais educação em uma escola municipal de Jaguarão/RS
• Ana Cleide Santos de Souza - Políticas públicas na educação básica: um olhar sobre o FUNDEB
• Ana Paula Leite Nascimento - A expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em Sergipe: um estudo das expressões da expansão no IFS
• Anderson da Silva Coutinho - A implantação das práticas como componentes curriculares nos cursos de licenciatura de uma instituição federal de ensino superior
• Ane Rose de Jesus Santos Maciel - Rosália Bispo dos Santos e sua gestão no Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia De Sergipe (1960 – 1965)
• Betisabel Vilar de Jesus Santos - Qualidade da educação básica na rede municipal de ensino de Aracaju
• Camila Ferreira da Silva - A institucionalidade do ensino médio integrado no Brasil: embates, dilemas e disputas
• Cristiane Regina Dourado Vasconcelos – O impacto da gestão escolar pública municipal nos resultados do IDEB
• Cristina Maria Bezerra de Oliveira - A gestão e implementação das políticas públicas em educação e seus impactos nos indicadores educacionais dos municípios alagoanos
• Darliane Silva do Amaral - Um olhar sobre o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): estudo de caso na escola secundária com 3º ciclo D. Dinis
• Diana Viturino Santos - O Policy Cycle e sua contribuição para a análise de políticas educacionais: um estudo do programa mais educação na rede estadual de ensino de Sergipe
• Douglas Tomácio Lopes Monteiro - Educação e políticas públicas no contexto capitalista atual: alguns desafios na educação contemporânea
• Edlene Cavalcanti Santos - Um olhar sobre a avaliação do telecurso: concepções e influências na vida do aluno
• Ferdinando Santos de Melo - Educação de adultos no brasil (1930-1964): alguns apontamentos introdutórios
• Geisa Carla Gonçalves Ferreira - Uma análise sobre as duas últimas décadas das políticas educacionais em Alagoas
• Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Políticas de formação do trabalhador no Brasil e parcerias entre o espaço público e o espaço privado: elementos para discussão
• Gersivalda Mendonça da Mota - Reflexão sobre a avaliação da educação superio a distância, uma política pública necessária
• Gisleine do Nascimento Gomes - Programa Mais Educação: um novo programa em velhas estruturas
• Isabel Ferreira Freitas - Pedagogia hospitalar: uma breve exploração das legislações
• Izabelle Maria Nascimento de Rezende - Ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, área Biologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco
• Jaciana de Araújo Silva - Políticas educacionais e práticas institucionais escolares com alunos com necessidades especiais mentais no ensino-aprendizagem
• Jacy de Araújo Azevedo - Qualidade em educação: relação entre o PDE-Escola e a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas escolas públicas de Maceió
• Jane Marinho da Silva - A expropriação do trabalhador cortador de cana no processo de reestruturação produtiva do setor canavieiro e a política educacional
• Joana Darc Ferreira de Macedo - Narrativas e experiências sobre o ENEM dos alunos do ensino médio
• João Vinícius Pereira de Souza - As cotas raciais nas universidades públicas federais: discursos dos estudantes do curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE
• Jonaza Glória dos Santos - “Dez em um”: os desafios da educação em saúde em Sergipe, o caso do curso TSB
• José Wildson dos Santos - A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade através da educação física escolar nas escolas públicas da rede estadual de ensino do estado de Sergipe
• Josenilson Felizardo dos Santos - Os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e as políticas públicas: uma breve reflexão
• Kecia Karine Santos de Oliveira - Políticas públicas e programas de inclusão digital em Aracaju/SE: implementação e formação de professores
• Laryssa Gabriella Gonçalves dos Santos - Breves apontamentos sobre questão ambiental e a política ambiental
• Lilian Lima Pereira - Ciclos de formação humana e as práticas pedagógicas: uma análise nos documentos legitimadores da rede municipal de Itabuna
• Liziane Paixão - A importância da educação para a proteção do meio ambiente: um estudo da política internacional de educação ambiental
• Lizyane Fonseca Almeida - O Programa Bolsa Família e as “portas de saída”: a questão da educação para capacitação profissional
• Lúcia de Fátima Oliveira De Jesus - Universidade e escola básica: experiências e aprendizagens docentes no PIBID/UNEB
• Marcela Santos de Almeida - Políticas públicas e testes de desempenho escolar: reflexões sobre avaliação e diversidade de aprendizagem
• Maria Auxiliadora Silva Moreira Oliveira - O Programa Mulheres Mil em Aracaju- SE: contribuição para a elevação da escolaridade e inserção das egressas no mercado de trabalho
• Maria Celeste Reis Fernandes de Souza - Relação com o saber de estudantes em uma experiência de educação integral, em tempo integral
• Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves - A política de estágio dos cursos de serviço social presenciais públicos do nordeste
• Maria José Houly Almeida de Oliveira - O PIBID de química e pesquisa no cotidiano escolar: diálogo entre universidade, a escola e o professor
• Maria Luiza Figueiredo Heine - As políticas públicas para a educação e a Política Nacional de Educação Ambiental nas escolas públicas da cidade de Ilhéus (BA)
• Marluce de Souza Lopes Santos - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: investigando uma trajetória rumo à qualificação dos cursos de graduação
• Mayara Santos Oliveira - Estágio supervisionado e universidade: espaços para formação crítica
• Monike Gabrielle de Moura Pinto - O ENEM e a legislação educacional brasileira: avanços e recuos do exame na efetivação das orientações da LDB e dos PCNS
• Nayara Alves de Oliveira - Condorcet e a educação pública
• Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza - Políticas públicas educacionais e o papel dos tribunais de contas
• Paulo Roberto de Santana - Condicionantes da ação do estado na promoção das políticas educacionais
• Robson Santos da Conceição - Qualidade do gasto público em educação no munícipio de Aracaju- SE: uma análise através de dados estatísticos
• Rodrigo Pereira - Representação comunitária e a questão da qualidade da escola no contexto sergipano
• Rodrigo Pereira - Gestão institucional e descentralização de poder: primeiras interpretações sobre o conselho escolar e o envolvimento com a comunidade
• Rosane Akeme Mineiro Yamaguchi - O Plano de Ações Articuladas na rede municipal de ensino de Ibotirama: instrumento de implantação de política pública de planejamento participativo
• Rosangela dos Santos Figueredo Dias - Sobre uma possível formação continuada de professores
• Simone da Costa Silva - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: algumas reflexões pontuais
• Tânia Maria Dantas Flores - PROEJA: (des) caminhos da inclusão?
• Valéria Aparecida Bari - Quando uns não são mais iguais que os outros: políticas públicas afirmativas na universidade pública brasileira
• Vicente José Barreto Guimarães - Estado, formação docente e a centralidade das políticas de educação a distância: uma práxis controlada?
Issue Date: Sep-2014
Keywords: Educação
Políticas públicas
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 2 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10107
Appears in Collections:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfPrograma Mais Educação: acompanhamento e implantação nas escolas estaduais no sul do Brasil num estudo de caso240,57 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfEnsino de história no Brasil: caminhos para sua compreensão na contemporaneidade281,56 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfEducação integral na fronteira: implementação do programa mais educação em uma escola municipal de Jaguarão/RS234,12 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfPolíticas públicas na educação básica: um olhar sobre o FUNDEB273,33 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfA expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em Sergipe: um estudo das expressões da expansão no IFS277,69 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfA implantação das práticas como componentes curriculares nos cursos de licenciatura de uma instituição federal de ensino superior371,49 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfRosália Bispo dos Santos e sua gestão no Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia De Sergipe (1960 – 1965)227,04 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfQualidade da educação básica na rede municipal de ensino de Aracaju275,87 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfA institucionalidade do ensino médio integrado no Brasil: embates, dilemas e disputas296,28 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfO impacto da gestão escolar pública municipal nos resultados do IDEB216,36 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfA gestão e implementação das políticas públicas em educação e seus impactos nos indicadores educacionais dos municípios alagoanos252,67 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfUm olhar sobre o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): estudo de caso na escola secundária com 3º ciclo d. Dinis319,58 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfO Policy Cycle e sua contribuição para a análise de políticas educacionais: um estudo do programa mais educação na rede estadual de ensino de Sergipe522,86 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfEducação e políticas públicas no contexto capitalista atual: alguns desafios na educação contemporânea310,61 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfUm olhar sobre a avaliação do telecurso: concepções e influências na vida do aluno309,47 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfEducação de adultos no brasil (1930-1964): alguns apontamentos introdutórios257,31 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfUma análise sobre as duas últimas décadas das políticas educacionais em Alagoas304,02 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfPolíticas de formação do trabalhador no Brasil e parcerias entre o espaço público e o espaço privado: elementos para discussão274,19 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfReflexão sobre a avaliação da educação superio a distância, uma política pública necessária285,13 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfPrograma Mais Educação: um novo programa em velhas estruturas255,33 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfPedagogia hospitalar: uma breve exploração das legislações227,64 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfAções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, área Biologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco373,81 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfPolíticas educacionais e práticas institucionais escolares com alunos com necessidades especiais mentais no ensino-aprendizagem254,07 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfQualidade em educação: relação entre o PDE-Escola e a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas escolas públicas de Maceió408,76 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfA expropriação do trabalhador cortador de cana no processo de reestruturação produtiva do setor canavieiro e a política educacional287,41 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfNarrativas e experiências sobre o ENEM dos alunos do ensino médio312,03 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfAs cotas raciais nas universidades públicas federais: discursos dos estudantes do curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE319,87 kBAdobe PDFView/Open
28.pdf“Dez em um”: os desafios da educação em saúde em Sergipe, o caso do curso TSB228,85 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfA lei 10.639/03 e sua aplicabilidade através da educação física escolar nas escolas públicas da rede estadual de ensino do estado de Sergipe287,95 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfOs anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e as políticas públicas: uma breve reflexão337,69 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfPolíticas públicas e programas de inclusão digital em Aracaju/SE: implementação e formação de professores354,97 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfBreves apontamentos sobre questão ambiental e a política ambiental224,04 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfCiclos de formação humana e as práticas pedagógicas: uma análise nos documentos legitimadores da rede municipal de Itabuna289,28 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfA importância da educação para a proteção do meio ambiente: um estudo da política internacional de educação ambiental280,27 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfO Programa Bolsa Família e as “portas de saída”: a questão da educação para capacitação profissional258,15 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfUniversidade e escola básica: experiências e aprendizagens docentes no PIBID/UNEB291,54 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfPolíticas públicas e testes de desempenho escolar: reflexões sobre avaliação e diversidade de aprendizagem279,04 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfO Programa Mulheres Mil em Aracaju- SE: contribuição para a elevação da escolaridade e inserção das egressas no mercado de trabalho251,1 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfRelação com o saber de estudantes em uma experiência de educação integral, em tempo integral317,44 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfA política de estágio dos cursos de serviço social presenciais públicos do nordeste243,84 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfO PIBID de química e pesquisa no cotidiano escolar: diálogo entre universidade, a escola e o professor302,84 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfAs políticas públicas para a educação e a Política Nacional de Educação Ambiental nas escolas públicas da cidade de Ilhéus (BA)300,53 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfEstágio supervisionado e universidade: espaços para formação crítica248,56 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfO ENEM e a legislação educacional brasileira: avanços e recuos do exame na efetivação das orientações da LDB e dos PCNS257,19 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfCondorcet e a educação pública220,73 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfPolíticas públicas educacionais e o papel dos tribunais de contas411,83 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfCondicionantes da ação do estado na promoção das políticas educacionais268,06 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfQualidade do gasto público em educação no munícipio de Aracaju- SE: uma análise através de dados estatísticos330,99 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfRepresentação comunitária e a questão da qualidade da escola no contexto sergipano342,59 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfGestão institucional e descentralização de poder: primeiras interpretações sobre o conselho escolar e o envolvimento com a comunidade372,45 kBAdobe PDFView/Open
52.pdfO Plano de Ações Articuladas na rede municipal de ensino de Ibotirama: instrumento de implantação de política pública de planejamento participativo353,38 kBAdobe PDFView/Open
53.pdfSobre uma possível formação continuada de professores227,99 kBAdobe PDFView/Open
54.pdfO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: algumas reflexões pontuais335,05 kBAdobe PDFView/Open
55.pdfPROEJA: (des) caminhos da inclusão?281,98 kBAdobe PDFView/Open
56.pdfQuando uns não são mais iguais que os outros: políticas públicas afirmativas na universidade pública brasileira287,44 kBAdobe PDFView/Open
57.pdfEstado, formação docente e a centralidade das políticas de educação a distância: uma práxis controlada?301,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.