Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10173
Tipo de Documento: | Anais completos de Eventos |
Título : | VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 12 - Estudos da linguagem |
Fecha de publicación : | sep-2012 |
Palabras clave : | Educação Estudos da linguagem Linguística Leitura Letramento |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citación : | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10173 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2012 - VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | 1. Construção de sentidos: uma análise sóciocognitiva a partir de processos de referenciação - Tatiana Celestino De Morais; Isabela Marília Santana | 132,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
2.pdf | 2. Da referência à referenciação: uma abordagem sociocognitiva e interacional - Isabela Marília Santana; Glícia Kelline Santos Andrade; Jaqueline Santos Ribeiro | 141,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
3.pdf | 3. Anáfora indireta e rotulação em editoriais - Analice Santos Cardoso; Jaciana Firmino Santana Rocha; Denise Porto Cardoso | 126,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
4.pdf | 4. “Fila, até para a cova”: orientação argumentativa e mecanismos de referenciação - Jaciana Firmino Santana Rocha; Analice Santos Cardoso; Denise Porto Cardoso | 112,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
5.pdf | 5. Significados e sentidos de ensinar e aprender inglês na escola pública do estado de São Paulo - Andréia Dias Ianuskiewtz | 129,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
6.pdf | 6. Dialogismo e ideologia no gênero testemunho - Derli Machado De Oliveira; Daisy Mara Moreira De Oliveira | 152,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
7.pdf | 7. Por uma didática da leitura na educação de jovens e adultos: as pistas do planejamento para a aula de leitura - Adriana Cavalcanti Dos Santos; Edna Telma Fonseca E Silva Vilar; Marinaide Lima De Queiroz Freitas | 113,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
8.pdf | 8. O peso do ensino da gramática - Carlos Alexandre N. Aragão | 348,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
9.pdf | 9. As práticas avaliativas da produção textual de professoras do 5º ano do ensino fundamental - Abda Alves Vieira De Souza; Amara Rodrigues De Lima | 522,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
10.pdf | 10. Tratamento com a produção escrita: índices de anulação as marcas sociolinguísticas - Alecrisson Da Silva; Jailda Evangelista Do Nascimento Carvalho; Emelson José Silva Dos Santos | 558,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
11.pdf | 11. O estilo no gênero parábola jesuânica: uma análise bakhtiniana de o bom samaritano - Aliana Georgia Carvalho Cerqueira; Vânia Lúcia Menezes Torga | 536,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
12.pdf | 12. Práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma experiência com crianças do meio popular - Amara Rodrigues De Lima; Abda Alves Vieira De Souza | 489,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
13.pdf | 13. As peculiaridades da linguagem dos romances gráficos no universo dos quadrinhos - Ana Paula Oliveira Barros | 499,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
14.pdf | 14. A construção dos sentidos do texto falado: gênero seminário no ensino médio- Antonia Givaldete Da Silva; Anamelea De Campos Pinto; Elian Sandra Alves De Araújo | 524,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
15.pdf | 15. A formação de leitores por meio da utilização de gêneros textuais: uma experiência e as suas possibilidades - Ariovânia Rocha De Camilo; Jaciara Da Silva Costa; Cristina Benevides Vieira; Joseval Dos Reis Miranda | 512,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
16.pdf | 16. O pagador de promessas de dias gomes: linguagem teatral, linguagem quadrinística e a formação do leitor - Carla Taís Soares Da Silva Souza; Raylene Lima Santos Nunes | 497,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
17.pdf | 17. Estratégias retóricas do discurso neoliberal: a (des) velação da materialidade discursiva do ENEM - Denson André Pereira Da Silva Sobral | 521,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
18.pdf | 18. A ‘monotongação’ na fala de informantes de florinaópolis do projeto ALIB - Diana Liz Reis De Bittencourt | 556,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
19.pdf | 19. Linguagem, criança e leitura em Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobato - Drielly Joanna Silva Xavier; Michelle Santos Teixeira; Patrícia Kátia Da Costa Pina | 509,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
20.pdf | 20. A gramática de língua inglesa de J. Castro: protocolos de leitura e diálogos familiares - Elaine Maria Santos; Rodrigo Belfort Gomes | 493,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
21.pdf | 21. Leitura: espaço de construção da intertextualidade - Elayne Santana França; Samuel De Souza Matos; Thiago Gonçalves Cardoso | 502,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
22.pdf | 22. Duas narradoras lobatianas e seus convites ao leitor: Dona Benta e Emília - Eliene Dias Da Silva; Luciane Aparecida Silva Soares; Michelle Santos Teixeira | 506,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
23.pdf | 23. O método das cartilhas - Erika Dias Santos; Mileide Borges Adalberto Santos; Vanessa Dos Santos Macedo | 480,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
24.pdf | 24. A marca do outro na ausência do dizer - Flávia Lôbo Alves; Ana Carla Dos Santos; Lorena Siqueira Santana | 505,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
25.pdf | 25. Um olhar sobre a linguagem: o processo da referenciação como estratégia para a construção dos sentidos do texto - Geralda De Oliveira Santos Lima; Lorena Gomes Freitas De Castro; Thiago Gonçalves Cardoso | 496,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
26.pdf | 26. Influências da formação docente em LI no ensino/aprendizagem de li nas escolas públicas - Gilvan Santos Leal | 513,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
27.pdf | 27. Adultos analfabetos e a construção da identidade: “vixe, quem é a gente sem leitura”? - Hélida Da Paixão Rodrigues De Barros; Silvano Messias Dos Santos; Joseval Dos Reis Miranda | 535,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
28.pdf | 28. Infraestrutura e sequência narrativa: produzindo o gênero fábula a partir de A Cigarra e a Formiga - Henrique Caldas Sampaio Santos | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
29.pdf | 29. Pontos de confronto e discurso: os discursos femininos sobre educação - Jaqueline Lima Fontes; Maria Leônia Garcia Costa Carvalho | 507,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
30.pdf | 30. Comandos veiculados no livro didático: a soberania do ato diretivo - Jorge Dos Santos Cruz; Jaqueline Dos Santos Nascimento; Simone Dos Santos Fernandes; Leilane Ramos Da Silva | 546,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
31.pdf | 31. Jubiabá de Jorge Amado em HQ: a linguagem quadrinística em prol do gosto pela leitura hoje - Josimara Evangelista Mendes | 502,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
32.pdf | 32. A clínica fonoaudiológica da linguagem no distúrbio do espectro autístico - Rosana Carla Do Nascimento Givigi; Kivia Santos Nunes | 488,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
33.pdf | 33. O gênero cordel em produções de alunos do ensino fundamental - Lídia Maria Da Silva Santos | 523,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
34.pdf | 34. Texto cômico: um caminho para a formação de leitores -Luciana Almeida Santos | 382,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
35.pdf | 35. O ensino de língua portuguesa na ótica de alunos em processo formativo - Marcia Betania De Oliveira; Émerson Augusto De Medeiros | 509,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
36.pdf | 36. A abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa: o caso do livro Touchstone - Marcle Vanessa Menezes Santana; Monique Silva Mendonça Siqueira | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
37.pdf | 37. Implementação da comunicação alternativa e ampliada como instrumento para o processo de apropriação da leitura e da escrita - Maria Tereza Maynard Santana; Bruna De Souza Diógenes; Juliana Nascimento De Alcântara | 502,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
38.pdf | 38. Polifonia na escrita autobiográfica dos alunos - Maria Vanessa Da Silva Soares | 493,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
39.pdf | 39. Ler+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania, por uma pedagogia linguística - Mariléia Silva Dos Reis | 536,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
40.pdf | 40. Realidade educacional do brasil e do canadá: pistas a partir dos resultados em leitura no PISA - Michelle Lima; Sammela Rejane De Jesus Andrade; Marta Ginólia Barreto Lima | 659,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
41.pdf | 41. Criança, violência e leitura no universo infantil de Monteiro Lobato - Michelle Santos Teixeira; Drielly Joanna Silva Xavier; Luciane Aparecida Silva Soares | 503,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
42.pdf | 42. Ler+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania – perspectivas e ações - Raquel Meister Ko. Freitag; Leilane Ramos Da Silva; Mariléia Silva Dos Reis | 351,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
43.pdf | 43. Adaptação literária: casa grande e senzala e pertinências para formação do leitorado contemporâneo - Raylene Lima Santos Nunes | 482,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
44.pdf | 44. O processo de intervenção fonoaudiológica em uma criança com atraso no desenvolvimento da linguagem - Denielle Novais Almeida; Michelly Oliveira Cruz; Rebecca Oliveira Guimarães | 513,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
45.pdf | 45. Delmira Agustini: poeta, anjo e mulher: uma voz hispanoamericana - Roberto Carlos Bastos Da Paixão; Tânia Maria Da Conceição Meneses Silva; Vera Lúcia Maia Santos | 559,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
46.pdf | 46. As múltiplas faces da leitura: uma articulação entre as arendizagens da escola e das famílias - Sineide Cerqueira Estrela; Maria Eurácia Barreto De Andrade | 352,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
47.pdf | 47. Práticas de análise linguística: o que fazem os professores na sala de aula? - Sirlene Barbosa De Souza | 538,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
48.pdf | 48. A linguagem visual no livro didático: uma nova prática de leitura - Solange Dos Santos; Leilane Ramos Da Silva | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
49.pdf | 49. A capacidade de ler em alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) - Suzana Maria Capelo Borges | 527,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
50.pdf | 50. O conceito de internalizacão em Vygotsky: algumas aproximações teóricas desde a semiótica peirceana - Tânia Maria De Freitas Rossi; Carlos Felipe De Freitas Rossi | 531,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.