Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10173
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título : VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 12 - Estudos da linguagem
Fecha de publicación : sep-2012
Palabras clave : Educação
Estudos da linguagem
Linguística
Leitura
Letramento
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citación : COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10173
Aparece en las colecciones: Anais 2012 - VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1.pdf1. Construção de sentidos: uma análise sóciocognitiva a partir de processos de referenciação - Tatiana Celestino De Morais; Isabela Marília Santana132,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
2.pdf2. Da referência à referenciação: uma abordagem sociocognitiva e interacional - Isabela Marília Santana; Glícia Kelline Santos Andrade; Jaqueline Santos Ribeiro141,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
3.pdf3. Anáfora indireta e rotulação em editoriais - Analice Santos Cardoso; Jaciana Firmino Santana Rocha; Denise Porto Cardoso126,25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
4.pdf4. “Fila, até para a cova”: orientação argumentativa e mecanismos de referenciação - Jaciana Firmino Santana Rocha; Analice Santos Cardoso; Denise Porto Cardoso112,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
5.pdf5. Significados e sentidos de ensinar e aprender inglês na escola pública do estado de São Paulo - Andréia Dias Ianuskiewtz129,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
6.pdf6. Dialogismo e ideologia no gênero testemunho - Derli Machado De Oliveira; Daisy Mara Moreira De Oliveira152,55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
7.pdf7. Por uma didática da leitura na educação de jovens e adultos: as pistas do planejamento para a aula de leitura - Adriana Cavalcanti Dos Santos; Edna Telma Fonseca E Silva Vilar; Marinaide Lima De Queiroz Freitas113,89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
8.pdf8. O peso do ensino da gramática - Carlos Alexandre N. Aragão348,48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
9.pdf9. As práticas avaliativas da produção textual de professoras do 5º ano do ensino fundamental - Abda Alves Vieira De Souza; Amara Rodrigues De Lima522,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
10.pdf10. Tratamento com a produção escrita: índices de anulação as marcas sociolinguísticas - Alecrisson Da Silva; Jailda Evangelista Do Nascimento Carvalho; Emelson José Silva Dos Santos558,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
11.pdf11. O estilo no gênero parábola jesuânica: uma análise bakhtiniana de o bom samaritano - Aliana Georgia Carvalho Cerqueira; Vânia Lúcia Menezes Torga536,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
12.pdf12. Práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma experiência com crianças do meio popular - Amara Rodrigues De Lima; Abda Alves Vieira De Souza489,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
13.pdf13. As peculiaridades da linguagem dos romances gráficos no universo dos quadrinhos - Ana Paula Oliveira Barros499,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
14.pdf14. A construção dos sentidos do texto falado: gênero seminário no ensino médio- Antonia Givaldete Da Silva; Anamelea De Campos Pinto; Elian Sandra Alves De Araújo524,49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
15.pdf15. A formação de leitores por meio da utilização de gêneros textuais: uma experiência e as suas possibilidades - Ariovânia Rocha De Camilo; Jaciara Da Silva Costa; Cristina Benevides Vieira; Joseval Dos Reis Miranda512,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
16.pdf16. O pagador de promessas de dias gomes: linguagem teatral, linguagem quadrinística e a formação do leitor - Carla Taís Soares Da Silva Souza; Raylene Lima Santos Nunes497,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
17.pdf17. Estratégias retóricas do discurso neoliberal: a (des) velação da materialidade discursiva do ENEM - Denson André Pereira Da Silva Sobral521,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
18.pdf18. A ‘monotongação’ na fala de informantes de florinaópolis do projeto ALIB - Diana Liz Reis De Bittencourt556,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
19.pdf19. Linguagem, criança e leitura em Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobato - Drielly Joanna Silva Xavier; Michelle Santos Teixeira; Patrícia Kátia Da Costa Pina509,55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
20.pdf20. A gramática de língua inglesa de J. Castro: protocolos de leitura e diálogos familiares - Elaine Maria Santos; Rodrigo Belfort Gomes493,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
21.pdf21. Leitura: espaço de construção da intertextualidade - Elayne Santana França; Samuel De Souza Matos; Thiago Gonçalves Cardoso502,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
22.pdf22. Duas narradoras lobatianas e seus convites ao leitor: Dona Benta e Emília - Eliene Dias Da Silva; Luciane Aparecida Silva Soares; Michelle Santos Teixeira506,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
23.pdf23. O método das cartilhas - Erika Dias Santos; Mileide Borges Adalberto Santos; Vanessa Dos Santos Macedo480,49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
24.pdf24. A marca do outro na ausência do dizer - Flávia Lôbo Alves; Ana Carla Dos Santos; Lorena Siqueira Santana505,68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
25.pdf25. Um olhar sobre a linguagem: o processo da referenciação como estratégia para a construção dos sentidos do texto - Geralda De Oliveira Santos Lima; Lorena Gomes Freitas De Castro; Thiago Gonçalves Cardoso496,86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
26.pdf26. Influências da formação docente em LI no ensino/aprendizagem de li nas escolas públicas - Gilvan Santos Leal513,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
27.pdf27. Adultos analfabetos e a construção da identidade: “vixe, quem é a gente sem leitura”? - Hélida Da Paixão Rodrigues De Barros; Silvano Messias Dos Santos; Joseval Dos Reis Miranda535,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
28.pdf28. Infraestrutura e sequência narrativa: produzindo o gênero fábula a partir de A Cigarra e a Formiga - Henrique Caldas Sampaio Santos1,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
29.pdf29. Pontos de confronto e discurso: os discursos femininos sobre educação - Jaqueline Lima Fontes; Maria Leônia Garcia Costa Carvalho507,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
30.pdf30. Comandos veiculados no livro didático: a soberania do ato diretivo - Jorge Dos Santos Cruz; Jaqueline Dos Santos Nascimento; Simone Dos Santos Fernandes; Leilane Ramos Da Silva546,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
31.pdf31. Jubiabá de Jorge Amado em HQ: a linguagem quadrinística em prol do gosto pela leitura hoje - Josimara Evangelista Mendes502,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
32.pdf32. A clínica fonoaudiológica da linguagem no distúrbio do espectro autístico - Rosana Carla Do Nascimento Givigi; Kivia Santos Nunes488,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
33.pdf33. O gênero cordel em produções de alunos do ensino fundamental - Lídia Maria Da Silva Santos523,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
34.pdf34. Texto cômico: um caminho para a formação de leitores -Luciana Almeida Santos382,15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
35.pdf35. O ensino de língua portuguesa na ótica de alunos em processo formativo - Marcia Betania De Oliveira; Émerson Augusto De Medeiros509,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
36.pdf36. A abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa: o caso do livro Touchstone - Marcle Vanessa Menezes Santana; Monique Silva Mendonça Siqueira1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
37.pdf37. Implementação da comunicação alternativa e ampliada como instrumento para o processo de apropriação da leitura e da escrita - Maria Tereza Maynard Santana; Bruna De Souza Diógenes; Juliana Nascimento De Alcântara502,22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
38.pdf38. Polifonia na escrita autobiográfica dos alunos - Maria Vanessa Da Silva Soares493,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
39.pdf39. Ler+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania, por uma pedagogia linguística - Mariléia Silva Dos Reis536,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
40.pdf40. Realidade educacional do brasil e do canadá: pistas a partir dos resultados em leitura no PISA - Michelle Lima; Sammela Rejane De Jesus Andrade; Marta Ginólia Barreto Lima659,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
41.pdf41. Criança, violência e leitura no universo infantil de Monteiro Lobato - Michelle Santos Teixeira; Drielly Joanna Silva Xavier; Luciane Aparecida Silva Soares503,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
42.pdf42. Ler+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania – perspectivas e ações - Raquel Meister Ko. Freitag; Leilane Ramos Da Silva; Mariléia Silva Dos Reis351,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
43.pdf43. Adaptação literária: casa grande e senzala e pertinências para formação do leitorado contemporâneo - Raylene Lima Santos Nunes482,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
44.pdf44. O processo de intervenção fonoaudiológica em uma criança com atraso no desenvolvimento da linguagem - Denielle Novais Almeida; Michelly Oliveira Cruz; Rebecca Oliveira Guimarães513,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
45.pdf45. Delmira Agustini: poeta, anjo e mulher: uma voz hispanoamericana - Roberto Carlos Bastos Da Paixão; Tânia Maria Da Conceição Meneses Silva; Vera Lúcia Maia Santos559,99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
46.pdf46. As múltiplas faces da leitura: uma articulação entre as arendizagens da escola e das famílias - Sineide Cerqueira Estrela; Maria Eurácia Barreto De Andrade352,45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
47.pdf47. Práticas de análise linguística: o que fazem os professores na sala de aula? - Sirlene Barbosa De Souza538,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
48.pdf48. A linguagem visual no livro didático: uma nova prática de leitura - Solange Dos Santos; Leilane Ramos Da Silva1,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
49.pdf49. A capacidade de ler em alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) - Suzana Maria Capelo Borges527,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
50.pdf50. O conceito de internalizacão em Vygotsky: algumas aproximações teóricas desde a semiótica peirceana - Tânia Maria De Freitas Rossi; Carlos Felipe De Freitas Rossi531,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.