Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10173
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título : VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 12 - Estudos da linguagem
Otros títulos : 1. Construção de sentidos: uma análise sóciocognitiva a partir de processos de referenciação - Tatiana Celestino De Morais; Isabela Marília Santana
2. Da referência à referenciação: uma abordagem sociocognitiva e interacional - Isabela Marília Santana; Glícia Kelline Santos Andrade; Jaqueline Santos Ribeiro
3. Anáfora indireta e rotulação em editoriais - Analice Santos Cardoso; Jaciana Firmino Santana Rocha; Denise Porto Cardoso
4. “Fila, até para a cova”: orientação argumentativa e mecanismos de referenciação - Jaciana Firmino Santana Rocha; Analice Santos Cardoso; Denise Porto Cardoso
5. Significados e sentidos de ensinar e aprender inglês na escola pública do estado de São Paulo - Andréia Dias Ianuskiewtz
6. Dialogismo e ideologia no gênero testemunho - Derli Machado De Oliveira; Daisy Mara Moreira De Oliveira
7. Por uma didática da leitura na educação de jovens e adultos: as pistas do planejamento para a aula de leitura - Adriana Cavalcanti Dos Santos; Edna Telma Fonseca E Silva Vilar; Marinaide Lima De Queiroz Freitas
8. O peso do ensino da gramática - Carlos Alexandre N. Aragão
9. As práticas avaliativas da produção textual de professoras do 5º ano do ensino fundamental - Abda Alves Vieira De Souza; Amara Rodrigues De Lima
10. Tratamento com a produção escrita: índices de anulação as marcas sociolinguísticas - Alecrisson Da Silva; Jailda Evangelista Do Nascimento Carvalho; Emelson José Silva Dos Santos
11. O estilo no gênero parábola jesuânica: uma análise bakhtiniana de o bom samaritano - Aliana Georgia Carvalho Cerqueira; Vânia Lúcia Menezes Torga
12. Práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma experiência com crianças do meio popular - Amara Rodrigues De Lima; Abda Alves Vieira De Souza
13. As peculiaridades da linguagem dos romances gráficos no universo dos quadrinhos - Ana Paula Oliveira Barros
14. A construção dos sentidos do texto falado: gênero seminário no ensino médio- Antonia Givaldete Da Silva; Anamelea De Campos Pinto; Elian Sandra Alves De Araújo
15. A formação de leitores por meio da utilização de gêneros textuais: uma experiência e as suas possibilidades - Ariovânia Rocha De Camilo; Jaciara Da Silva Costa; Cristina Benevides Vieira; Joseval Dos Reis Miranda
16. O pagador de promessas de dias gomes: linguagem teatral, linguagem quadrinística e a formação do leitor - Carla Taís Soares Da Silva Souza; Raylene Lima Santos Nunes
17. Estratégias retóricas do discurso neoliberal: a (des) velação da materialidade discursiva do ENEM - Denson André Pereira Da Silva Sobral
18. A ‘monotongação’ na fala de informantes de florinaópolis do projeto ALIB - Diana Liz Reis De Bittencourt
19. Linguagem, criança e leitura em Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobato - Drielly Joanna Silva Xavier; Michelle Santos Teixeira; Patrícia Kátia Da Costa Pina
20. A gramática de língua inglesa de J. Castro: protocolos de leitura e diálogos familiares - Elaine Maria Santos; Rodrigo Belfort Gomes
21. Leitura: espaço de construção da intertextualidade - Elayne Santana França; Samuel De Souza Matos; Thiago Gonçalves Cardoso
22. Duas narradoras lobatianas e seus convites ao leitor: Dona Benta e Emília - Eliene Dias Da Silva; Luciane Aparecida Silva Soares; Michelle Santos Teixeira
23. O método das cartilhas - Erika Dias Santos; Mileide Borges Adalberto Santos; Vanessa Dos Santos Macedo
24. A marca do outro na ausência do dizer - Flávia Lôbo Alves; Ana Carla Dos Santos; Lorena Siqueira Santana
25. Um olhar sobre a linguagem: o processo da referenciação como estratégia para a construção dos sentidos do texto - Geralda De Oliveira Santos Lima; Lorena Gomes Freitas De Castro; Thiago Gonçalves Cardoso
26. Influências da formação docente em LI no ensino/aprendizagem de li nas escolas públicas - Gilvan Santos Leal
27. Adultos analfabetos e a construção da identidade: “vixe, quem é a gente sem leitura”? - Hélida Da Paixão Rodrigues De Barros; Silvano Messias Dos Santos; Joseval Dos Reis Miranda
28. Infraestrutura e sequência narrativa: produzindo o gênero fábula a partir de A Cigarra e a Formiga - Henrique Caldas Sampaio Santos
29. Pontos de confronto e discurso: os discursos femininos sobre educação - Jaqueline Lima Fontes; Maria Leônia Garcia Costa Carvalho
30. Comandos veiculados no livro didático: a soberania do ato diretivo - Jorge Dos Santos Cruz; Jaqueline Dos Santos Nascimento; Simone Dos Santos Fernandes; Leilane Ramos Da Silva
31. Jubiabá de Jorge Amado em HQ: a linguagem quadrinística em prol do gosto pela leitura hoje - Josimara Evangelista Mendes
32. A clínica fonoaudiológica da linguagem no distúrbio do espectro autístico - Rosana Carla Do Nascimento Givigi; Kivia Santos Nunes
33. O gênero cordel em produções de alunos do ensino fundamental - Lídia Maria Da Silva Santos
34. Texto cômico: um caminho para a formação de leitores -Luciana Almeida Santos
35. O ensino de língua portuguesa na ótica de alunos em processo formativo - Marcia Betania De Oliveira; Émerson Augusto De Medeiros
36. A abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa: o caso do livro Touchstone - Marcle Vanessa Menezes Santana; Monique Silva Mendonça Siqueira
37. Implementação da comunicação alternativa e ampliada como instrumento para o processo de apropriação da leitura e da escrita - Maria Tereza Maynard Santana; Bruna De Souza Diógenes; Juliana Nascimento De Alcântara
38. Polifonia na escrita autobiográfica dos alunos - Maria Vanessa Da Silva Soares
39. Ler+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania, por uma pedagogia linguística - Mariléia Silva Dos Reis
40. Realidade educacional do brasil e do canadá: pistas a partir dos resultados em leitura no PISA - Michelle Lima; Sammela Rejane De Jesus Andrade; Marta Ginólia Barreto Lima
41. Criança, violência e leitura no universo infantil de Monteiro Lobato - Michelle Santos Teixeira; Drielly Joanna Silva Xavier; Luciane Aparecida Silva Soares
42. Ler+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania – perspectivas e ações - Raquel Meister Ko. Freitag; Leilane Ramos Da Silva; Mariléia Silva Dos Reis
43. Adaptação literária: casa grande e senzala e pertinências para formação do leitorado contemporâneo - Raylene Lima Santos Nunes
44. O processo de intervenção fonoaudiológica em uma criança com atraso no desenvolvimento da linguagem - Denielle Novais Almeida; Michelly Oliveira Cruz; Rebecca Oliveira Guimarães
45. Delmira Agustini: poeta, anjo e mulher: uma voz hispanoamericana - Roberto Carlos Bastos Da Paixão; Tânia Maria Da Conceição Meneses Silva; Vera Lúcia Maia Santos
46. As múltiplas faces da leitura: uma articulação entre as arendizagens da escola e das famílias - Sineide Cerqueira Estrela; Maria Eurácia Barreto De Andrade
47. Práticas de análise linguística: o que fazem os professores na sala de aula? - Sirlene Barbosa De Souza
48. A linguagem visual no livro didático: uma nova prática de leitura - Solange Dos Santos; Leilane Ramos Da Silva
49. A capacidade de ler em alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) - Suzana Maria Capelo Borges
50. O conceito de internalizacão em Vygotsky: algumas aproximações teóricas desde a semiótica peirceana - Tânia Maria De Freitas Rossi; Carlos Felipe De Freitas Rossi
Fecha de publicación : sep-2012
Palabras clave : Educação
Estudos da linguagem
Linguística
Leitura
Letramento
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citación : COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10173
Aparece en las colecciones: Anais 2012 - VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1.pdfConstrução de sentidos: uma análise sóciocognitiva a partir de processos de referenciação132,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.pdfDa referência à referenciação: uma abordagem sociocognitiva e interacional141,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3.pdfAnáfora indireta e rotulação em editoriais126,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.pdf“Fila, até para a cova”: orientação argumentativa e mecanismos de referenciação112,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5.pdfSignificados e sentidos de ensinar e aprender inglês na escola pública do estado de São Paulo129,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6.pdfDialogismo e ideologia no gênero testemunho152,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7.pdfPor uma didática da leitura na educação de jovens e adultos: as pistas do planejamento para a aula de leitura113,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8.pdfO peso do ensino da gramática348,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9.pdfAs práticas avaliativas da produção textual de professoras do 5º ano do ensino fundamental522,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
10.pdfTratamento com a produção escrita: índices de anulação as marcas sociolinguísticas558,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
11.pdfO estilo no gênero parábola jesuânica: uma análise bakhtiniana de o bom samaritano536,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
12.pdfPráticas de leitura e escrita na educação infantil: uma experiência com crianças do meio popular489,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
13.pdfAs peculiaridades da linguagem dos romances gráficos no universo dos quadrinhos499,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
14.pdfA construção dos sentidos do texto falado: gênero seminário no ensino médio524,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
15.pdfA formação de leitores por meio da utilização de gêneros textuais: uma experiência e as suas possibilidades512,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
16.pdfO pagador de promessas de dias gomes: linguagem teatral, linguagem quadrinística e a formação do leitor497,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
17.pdfEstratégias retóricas do discurso neoliberal: a (des) velação da materialidade discursiva do ENEM521,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
18.pdfA ‘monotongação’ na fala de informantes de florinaópolis do projeto ALIB556,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
19.pdfLinguagem, criança e leitura em Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobato509,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
20.pdfA gramática de língua inglesa de J. Castro: protocolos de leitura e diálogos familiares493,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
21.pdfLeitura: espaço de construção da intertextualidade502,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.pdfDuas narradoras lobatianas e seus convites ao leitor: Dona Benta e Emília506,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
23.pdfO método das cartilhas480,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
24.pdfA marca do outro na ausência do dizer505,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
25.pdfUm olhar sobre a linguagem: o processo da referenciação como estratégia para a construção dos sentidos do texto496,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
26.pdfInfluências da formação docente em LI no ensino/aprendizagem de li nas escolas públicas513,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
27.pdfAdultos analfabetos e a construção da identidade: “vixe, quem é a gente sem leitura”?535,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
28.pdfInfraestrutura e sequência narrativa: produzindo o gênero fábula a partir de A Cigarra e a Formiga1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
29.pdfPontos de confronto e discurso: os discursos femininos sobre educação507,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30.pdfComandos veiculados no livro didático: a soberania do ato diretivo546,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
31.pdfJubiabá de Jorge Amado em HQ: a linguagem quadrinística em prol do gosto pela leitura hoje502,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
32.pdfA clínica fonoaudiológica da linguagem no distúrbio do espectro autístico488,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
33.pdfO gênero cordel em produções de alunos do ensino fundamental523,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
34.pdfTexto cômico: um caminho para a formação de leitores382,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
35.pdfO ensino de língua portuguesa na ótica de alunos em processo formativo509,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
36.pdfA abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa: o caso do livro Touchstone1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
37.pdfImplementação da comunicação alternativa e ampliada como instrumento para o processo de apropriação da leitura e da escrita502,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
38.pdfPolifonia na escrita autobiográfica dos alunos493,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
39.pdfLer+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania, por uma pedagogia linguística536,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
40.pdfRealidade educacional do brasil e do canadá: pistas a partir dos resultados em leitura no PISA659,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
41.pdfCriança, violência e leitura no universo infantil de Monteiro Lobato503,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
42.pdfLer+Sergipe: leitura para o letramento e cidadania – perspectivas e ações351,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
43.pdfAdaptação literária: casa grande e senzala e pertinências para formação do leitorado contemporâneo482,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
44.pdfO processo de intervenção fonoaudiológica em uma criança com atraso no desenvolvimento da linguagem513,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
45.pdfDelmira Agustini: poeta, anjo e mulher: uma voz hispanoamericana559,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
46.pdfAs múltiplas faces da leitura: uma articulação entre as arendizagens da escola e das famílias352,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
47.pdfPráticas de análise linguística: o que fazem os professores na sala de aula?538,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
48.pdfA linguagem visual no livro didático: uma nova prática de leitura1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
49.pdfA capacidade de ler em alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH)527,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
50.pdfO conceito de internalizacão em Vygotsky: algumas aproximações teóricas desde a semiótica peirceana531,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.