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Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Circunstanciadores temporais em narrativas escritas (Caderno pedagógico)
Autor(es): Rocha, Ariana Góes
Data do documento: 2018
Resumo: O foco deste Módulo Didático está no aprimoramento da produção escrita dos alunos envolvidos, enfatizando o aspecto da coesão textual no gênero narrativo. Por meio de uma atividade de sondagem, feita no início do ano letivo de 2017, observamos que os textos narrativos que eles escrevem apresentam coerência, mas não apresentam variedade de elementos coesivos, o que compromete a organização das ideias. A sondagem foi feita através da escrita de uma narrativa que envolve em sua estrutura o uso dos circunstanciadores temporais. Verificamos que havia uma predominância de sequenciadores temporais comuns da fala, como o uso do “aí”, “daí”, “então” e o “e”. Na oralidade, esses sequenciadores não sofrem estigmatização, mas na escrita, na qual espera-se uma maior formalidade, o uso excessivo desses elementos sofre uma negativa avaliação social. A partir de então, desenvolvemos este Módulo Didático que explora os circunstanciadores temporais e a função exercida na sequenciação das informações. O objetivo deste módulo é apresentar os sequenciadores temporais mais adequados ao grau de formalidade que se é esperado para o ano em que os alunos envolvidos estão lecionando, o sétimo ano.
Palavras-chave: Narrativas
Circunstanciadores temporais
Sequenciação temporal
Narratives
Temporal adverbs
Temporal sequencing
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10276
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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