Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Retextualização : uma estratégia para desenvolver competências escritas em alunos do 9º ano do ensino fundamental (Caderno de atividades pedagógicas)
Authors: Silva, Gleice Rayane Macedo
Issue Date: 2018
Advisor: Bonifácio, Renata Ferreira Costa
Resumo : O Caderno e a Sequência Didática foram concebidos com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Bronckart (2006), com o Interacionismo Sociodiscursivo, cuja concepção de texto foi adotada e que regulou o tratamento dado aos outros estudos – como os da retextualização de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); da contextualização de Koch e Elias (2015b), Baltar (2003) e Lima (2010); das estratégias de leitura de Solé (1998) e Koch e Elias (2015a); também, as sugestões para a produção escrita de Passarelli (2012); além da correção interativa de Soares (2009) e das orientações de documentos oficiais que guiam o exercício profissional de educadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP).
Keywords: Texto
Coesão (Linguística)
Leitura
Estudo e ensino
Material didático
Adequação contextual
Retextualização
Competência escrita
Caderno pedagógico
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280
Appears in Collections:Recursos Pedagógicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLEICE_RAYANE_MACEDO_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf2,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.