Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Retextualização : uma estratégia para desenvolver competências escritas em alunos do 9º ano do ensino fundamental (Caderno de atividades pedagógicas) |
Autor(es): | Silva, Gleice Rayane Macedo |
Data do documento: | 2018 |
Orientador: | Bonifácio, Renata Ferreira Costa |
Resumo: | O Caderno e a Sequência Didática foram concebidos com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Bronckart (2006), com o Interacionismo Sociodiscursivo, cuja concepção de texto foi adotada e que regulou o tratamento dado aos outros estudos – como os da retextualização de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); da contextualização de Koch e Elias (2015b), Baltar (2003) e Lima (2010); das estratégias de leitura de Solé (1998) e Koch e Elias (2015a); também, as sugestões para a produção escrita de Passarelli (2012); além da correção interativa de Soares (2009) e das orientações de documentos oficiais que guiam o exercício profissional de educadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP). |
Palavras-chave: | Texto Coesão (Linguística) Leitura Estudo e ensino Material didático Adequação contextual Retextualização Competência escrita Caderno pedagógico |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GLEICE_RAYANE_MACEDO_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.