Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Retextualização : uma estratégia para desenvolver competências escritas em alunos do 9º ano do ensino fundamental (Caderno de atividades pedagógicas) |
Authors: | Silva, Gleice Rayane Macedo |
Issue Date: | 2018 |
Advisor: | Bonifácio, Renata Ferreira Costa |
Resumo : | O Caderno e a Sequência Didática foram concebidos com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Bronckart (2006), com o Interacionismo Sociodiscursivo, cuja concepção de texto foi adotada e que regulou o tratamento dado aos outros estudos – como os da retextualização de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); da contextualização de Koch e Elias (2015b), Baltar (2003) e Lima (2010); das estratégias de leitura de Solé (1998) e Koch e Elias (2015a); também, as sugestões para a produção escrita de Passarelli (2012); além da correção interativa de Soares (2009) e das orientações de documentos oficiais que guiam o exercício profissional de educadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP). |
Keywords: | Texto Coesão (Linguística) Leitura Estudo e ensino Material didático Adequação contextual Retextualização Competência escrita Caderno pedagógico |
Language: | por |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLEICE_RAYANE_MACEDO_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.