Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Diálogos literários : debatendo o preconceito étnico-racial a partir das falas dos personagens (Caderno pedagógico)
Authors: Silva, Ullisses Alves
Issue Date: 2018
Advisor: Bruno, Alberto Roiphe
Resumo : O presente material pedagógico tem o intuito de apresentar aos docentes uma opção para um trabalho de letramento literário que, entre outras coisas, busque desenvolver a competência literária, aprimorar a construção de sentidos no texto e debater temáticas socialmente significativas para os alunos. Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa-ativista realizada na Escola Municipal Maria Isabel C. Nabuco D’Àvila (anexo Porto do Mato) no município de Estância, entre os meses de outubro e novembro de 2017. A partir da aplicação de uma sequência didática, este trabalho procurou utilizar os diálogos dos personagens como ferramenta educacional para iniciar um processo de letramento literário que, buscando a apropriação da literatura enquanto linguagem, colaborasse para a construção de sentidos e no conhecimento dos elementos estruturais de uma sequência dialogal. Outro objetivo foi, em consonância com Lei 10.639/03, que discorre sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil, evidenciar e debater o preconceito étnico-racial por meio da leitura de textos literários dialogados. A ideia de desenvolver nos discentes a capacidade interpretativa, além de evidenciar e debater o preconceito étnico-racial por meio da leitura de textos literários dialogados nasce da percepção do potencial da sequência dialogal para aprimorar a construção de sentido dos alunos. O presente material é composto pela introdução, na qual fundamentamos teoricamente o trabalho, e outra prática na qual apresentamos de forma detalhada as instruções para o desenvolvimento da sequência didática. Por meio deste trabalho, você professor poderá utilizar o texto dialogal, tão comum no cotidiano de todos, para aguçar a construção de sentidos dos seus alunos, apresentar os elementos estruturais de um diálogo e promover debate franco e necessário sobre a temática do preconceito étnico-racial.
Keywords: Letramento literário
Diálogos
Construção de sentidos
Sequência dialogal
Lei 10.639/03
Caderno pedagógico
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Is part of: Diálogos literários : debatendo o preconceito étnico-racial a partir das falas dos personagens
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ULLISSES_ALVES_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf449,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.