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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Ullisses Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T16:57:38Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T16:57:38Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Diálogos literários : debatendo o preconceito étnico-racial a partir das falas dos personagens | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Diálogos | por |
dc.subject | Construção de sentidos | por |
dc.subject | Sequência dialogal | por |
dc.subject | Lei 10.639/03 | por |
dc.subject | Caderno pedagógico | por |
dc.title | Diálogos literários : debatendo o preconceito étnico-racial a partir das falas dos personagens (Caderno pedagógico) | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bruno, Alberto Roiphe | - |
dc.description.resumo | O presente material pedagógico tem o intuito de apresentar aos docentes uma opção para um trabalho de letramento literário que, entre outras coisas, busque desenvolver a competência literária, aprimorar a construção de sentidos no texto e debater temáticas socialmente significativas para os alunos. Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa-ativista realizada na Escola Municipal Maria Isabel C. Nabuco D’Àvila (anexo Porto do Mato) no município de Estância, entre os meses de outubro e novembro de 2017. A partir da aplicação de uma sequência didática, este trabalho procurou utilizar os diálogos dos personagens como ferramenta educacional para iniciar um processo de letramento literário que, buscando a apropriação da literatura enquanto linguagem, colaborasse para a construção de sentidos e no conhecimento dos elementos estruturais de uma sequência dialogal. Outro objetivo foi, em consonância com Lei 10.639/03, que discorre sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil, evidenciar e debater o preconceito étnico-racial por meio da leitura de textos literários dialogados. A ideia de desenvolver nos discentes a capacidade interpretativa, além de evidenciar e debater o preconceito étnico-racial por meio da leitura de textos literários dialogados nasce da percepção do potencial da sequência dialogal para aprimorar a construção de sentido dos alunos. O presente material é composto pela introdução, na qual fundamentamos teoricamente o trabalho, e outra prática na qual apresentamos de forma detalhada as instruções para o desenvolvimento da sequência didática. Por meio deste trabalho, você professor poderá utilizar o texto dialogal, tão comum no cotidiano de todos, para aguçar a construção de sentidos dos seus alunos, apresentar os elementos estruturais de um diálogo e promover debate franco e necessário sobre a temática do preconceito étnico-racial. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ULLISSES_ALVES_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf | 449,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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