Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Diálogos literários : debatendo o preconceito étnico-racial a partir das falas dos personagens (Caderno pedagógico)
Autor(es): Silva, Ullisses Alves
Data do documento: 2018
Orientador: Bruno, Alberto Roiphe
Resumo: O presente material pedagógico tem o intuito de apresentar aos docentes uma opção para um trabalho de letramento literário que, entre outras coisas, busque desenvolver a competência literária, aprimorar a construção de sentidos no texto e debater temáticas socialmente significativas para os alunos. Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa-ativista realizada na Escola Municipal Maria Isabel C. Nabuco D’Àvila (anexo Porto do Mato) no município de Estância, entre os meses de outubro e novembro de 2017. A partir da aplicação de uma sequência didática, este trabalho procurou utilizar os diálogos dos personagens como ferramenta educacional para iniciar um processo de letramento literário que, buscando a apropriação da literatura enquanto linguagem, colaborasse para a construção de sentidos e no conhecimento dos elementos estruturais de uma sequência dialogal. Outro objetivo foi, em consonância com Lei 10.639/03, que discorre sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil, evidenciar e debater o preconceito étnico-racial por meio da leitura de textos literários dialogados. A ideia de desenvolver nos discentes a capacidade interpretativa, além de evidenciar e debater o preconceito étnico-racial por meio da leitura de textos literários dialogados nasce da percepção do potencial da sequência dialogal para aprimorar a construção de sentido dos alunos. O presente material é composto pela introdução, na qual fundamentamos teoricamente o trabalho, e outra prática na qual apresentamos de forma detalhada as instruções para o desenvolvimento da sequência didática. Por meio deste trabalho, você professor poderá utilizar o texto dialogal, tão comum no cotidiano de todos, para aguçar a construção de sentidos dos seus alunos, apresentar os elementos estruturais de um diálogo e promover debate franco e necessário sobre a temática do preconceito étnico-racial.
Palavras-chave: Letramento literário
Diálogos
Construção de sentidos
Sequência dialogal
Lei 10.639/03
Caderno pedagógico
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : Diálogos literários : debatendo o preconceito étnico-racial a partir das falas dos personagens
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ULLISSES_ALVES_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf449,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.