Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Linguagens e discursos no ensino de leitura (Caderno pedagógico)
Authors: Castro, Weslin de Jesus Santos
Issue Date: 2018
Advisor: Damaceno, Taysa Mércia Santos Souza
Resumo : Este módulo didático, entendido como um caderno de atividades organizadas em oficinas a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos, é resultado de um projeto de leitura idealizado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no período entre março de 2017 e março de 2018, como pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Ele foi aplicado com alunos da referida série, em uma unidade escolar da rede pública estadual, fato que colaborou com a formatação da versão final. Ao apresentá-lo aos colegas professores de Língua Portuguesa, nosso objetivo é contribuir com a melhoria do ensino de leitura por meio da instrumentalização do trabalho docente. Assim, este suporte propõe atividades que priorizam o desenvolvimento da habilidade de interpretar textos de natureza multimodal em uma perspectiva discursiva crítica, contemplando o quinto descritor do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica – SAEB, qual seja, interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). A elaboração deste material se deu a partir da concepção de atividades de leitura para turmas que estão concluindo o Ensino Fundamental, cujos integrantes não demonstraram ter adquirido totalmente a habilidade prevista pelo quinto descritor. No tocante a sua estrutura, o módulo possui uma parte teórica, em que são apresentados os pressupostos que fundamentam o trabalho com leitura proposto aqui, e uma parte prática, em que são dispostas três oficinas que condensam as atividades de leitura. Finalmente, ao propormos esta ferramenta didática, destacamos a possibilidade de seu uso ser replicado em diferentes realidades pedagógicas, mediante as devidas adaptações a serem feitas em cada contexto de ensino e aprendizagem.
Keywords: Discurso
Leitura
Letramento
Multimodalidade
Módulo didático
Caderno pedagógico
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Is part of: Ensino da leitura sob a perspectiva discursiva crítica : trabalhando com textos de campanha comunitária
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WESLIN_JESUS_SANTOS_CASTRO-Caderno_Pedagogico.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.