Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10343
Document Type: | Anais completos de Eventos |
Title: | V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 4 - Formação de Professores memórias e narrativas |
Other Titles: | 1. Reflexões sobre a formação de professores para as atividades agrárias em Sergipe - Ademário Alves Santos 2. Tecnologias assistivas e educação a distância: relato (auto) biográfico de um deficiente visual - Adonai Estrela Medrado, Maria Olivia de Matos 3. Memórias do curso de educação física da UFS: trajetórias de formação - Ádson do Espírito Santo, Valdione Evangelista Alves Santos, Wellington Lima de Oliveira, Filipe Alves Linhares Santos 4. Os estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada - Adriana Menezes de Santana, Fabiana C. O. S. de Oliveira, Samiellen Maiara da P. Santos 5. A incipiente formação de professores no período imperial na província da Parahyba do Norte. (1834-1849) - Adriano Soares da Silva, Jaqueline Cirilo da Costa 6. Memórias em formação - Alba Varela Gois Nascimento, Fátima da Silva Pereira, Laureci Ferreira da Silva 7. Produção e correção textual: algumas disparidades entre teorias e práticas no cotidiano escolar - Alecrisson da Silva, Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho 8. Os métodos de ensino no Brasil: século XIX - Alessandra Conceição Monteiro Alves, Givaldo Almeida Santos 9. O egresso da UEFS e o ensino de geometria: algumas reflexões sobre a prática pedagógica - Aline Alves Costa, Flávia Cristina Macedo de Santana 10. O professor de EAD: novos significados, novas atuações - Amaurí Nunes de Souza, Fabrícia Teixeira Borges, Marta Raquel Batista da Silva Rolemberg 11. A pesquisa na formação, a formação na pesquisa: uma experiência formadora - Ana Carla Ramalho Evangelista Lima 12. Pedagogia socialista: o dilema entre formação e mercado – um olhar sobre os professores turismólogo - Ana Paula Bistaffa Monlevade, Daniel Fernando Queiroz Martins 13. Construção e vivencia de um processo de formação continuada – foco na supervisão pedagógica - Angelita Hentges 14. Efetividade dos currículos dos cursos de educação física para o trabalho com pessoas em situação de deficiência - Antônio Carlos Nogueira Santos, Lara Rafaela Gonçalves Gouveia 15. Le Goff, memória e educação - Antônio Vital Menezes de Souza, Vinicius Silva Santos 16. Pesquisa (auto) biográfica: os professores um novo objeto da investigação educacional? - A. R.S. Arlete Rodrigues dos Santos 17. Professores de memória dos primeiros formandos do curso de licenciatura em química de Itabaiana - Assicleide da Silva Brito, Ramon de Oliveira Santana, Edineia Tavares Lopes 18. Contribuições da arteterapia na formação continuada dos professores - Cássia de Fátima da Silva Souza, Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite 19. Língua, cultura e formação de professores: feições que marcam como caleidoscópio, os entrelugares das construções identitárias - Cristiane Lopes Landulfo, Livia Carvalho de Medonça, Kelly Barros Santos 20. O professor como agente motivador no ensino de biologia - Christiane Ramos Donato, Aline Garcia Alves Oliveira 21. Disciplinar os corpós e educar as almas: a formação de normalista do colégio patrocínio de São José - Cláudio Marcelo de Jesus Nascimento, Dílson Gonzaga Sampaio 22. Universidade e profissão docente: a observação qualitativa e quantitativa no estágio supervisionado para o ensino de Química I - Dayane Xavier de Oliveira, Edson José Wartha 23. Reflexões sobre a prática docente na EJA: uma análise a partir de uma experiência de observação em uma escola municipal de Maceió - Deiseane Louise Santos Oliveira 24. Uma questão de identidade afirmações e ambigüidades no reconhecer-se negro - Deyse Luciano de Jesus Santos, Adauto Leite Oliveira 25. Processos de interação educativa e pensamento prático docente – indícios na prática mediacional de docentes do ensino médio na Bahia/Brasil - Dina Maria Rosário 26. Memória de mestre: a política em Belém/PA entre 1940-1985 - Denise Simões Rodrigues 27. Ser professor de educação infantil: desafios da profissão - Dídima Andrade, Roberta Abreu 28. Contributos da ética na formação dos professores - Edivânio Santos Andrade, Maria José Nascimento Soares 29. Formação docente e o estágio: aproximações e possibilidades - Edna Furukawa Pimentel 30. Formação, teorização e práticas: implicações e contradições - Edna Furukawa Pimentel 31. A narrativa literária como contexto para discussão na formação continuada de professores/AS - Edna Telma Fonseca e Silva Vilar 32. Educação biocêntrica: o despertar para a expressão do afeto no curso de formação de professor - Elisa Carneiro Santos de Almeida, Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves 33. Formação de professores, memórias e narrativas: análise sobre o papel da ciência , tecnologia e educação nessa formação - Elze Plácido, Solange Lacks, Mª Gorete B. de Araújo, Naiza Mª de Jesus 34. A inserção da discussão da pluralidade cultural nos cursos de formação de professores na universidade: um estudo de caso no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana - Fabiana Castelo Branco de Santana, Sílvia Mary Ramos Pires 35. Os estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada - Fabiana C. O. S. de Oliveira, Adriana Menezes de Santana, Samiellen Maiara da P. Santos 36. Ludicidade e resiliência: como professoras de educação infantil lidam com o prazer e o sofrimento no contexto educativo - Fernanda Almeida Pereira, Cristina Maria D´Ávila Teixeira Maheu 37. Aprendizagem do professor alfabetizador em contextos de formação continuada: reflexões sobre o pró-letramento - Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Denise Maria de Carvalho Lopes 38. Novos Desafios para Ensinar: Relatos de Experiências de Professores - Gersivalda Mendonça da Mota 39. Modernização do ensino de ciências e matemática no ginásio sagrado coração – Senhor do Bonfim/Bahia (1950-1976) - Gisele Lemos Shaw, Rosângela Souza Vieira 40. Tornando-se professor de geografia: o papel das experiências discentes - Gisele Lopes Guerra 41. A formação em educação ambiental: um estudo compreendendo o papel das universidades - Glauber Barros Alves Costa, Maria Inêz Oliveira Araujo 42. Um estudo sobre a relação teoria e prática na formação do professor de geografia - Glauber Barros Alves Costa 43. A raiz que empodera: cabelos que contam histórias e memórias negro-estético-identitárias - Hildália Fernandes 44. Significação e ressignificação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual - Iara Maria Campelo Lima, Kátia Siene Santos Dias, Custódia Maria Nascimento Matos 45. O implicamento de sentido na formação de professores da educação inclusiva - Iara Maria Campelo Lima 46. Avaliação como prática na diversidade: uma integração no estágio curricular supervisionado - Inalda Maria Duarte de Freitas, Deusdeth Barbosa da Silva 47. A prática e a formação dos alfabetizadores da aja: dilemas do Programa Brasil Alfabetizado - Jailson Costa da Silva, Divanir Maria de Lima 48. As aulas, cadeiras e / ou escolas de primeiras letras na província da Parahyba do Norte e a organização escolar no oitocentos (1833-1849) - Jaqueline Cirilo da Costa, Adriano Soares Da Silva 49. Tecendo os fios da memória formativa de professores caririenses através da história oral - Janaina Juca Ferreira, Cicera Sineide Dantas Rodrigues 50. As práticas pedagógicas para formação do futuro professor de língua inglesa: as narrativas orais de experiência pessoal no processo de ensino-aprendizagem da habilidade escrita - Jane dos Santos 51. Pró-letramento em alfabetização e linguagem: definições e concepções sobre a discursividade linguística - João Ferreira dos Santos, Maria Eurácia B. de Andrade, Maria Luciana dos Santos, Omundsen de Melo Costa Junio 52. Refleção sobre a formação do professor e seu comprometimento com a escola - Joelma Viana Almeida 53. O ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática - José Luis Andrade Vieira, Flávia Cristina de Macêdo Santana 54. Gestão escolar:novo paradigma de uma gestão participativa - Josenilson Felizardo dos Santos, Joseneide Nunes dos Santos 55. Motivação e as novas tecnologias da informação e comunicação no processo de formação de professores - Josevânia Teixeira Guedes, Luciano Matos Nobre, Marisa Marchi Uchôa Espindola, Ada Augusta Celestino Bezerra 56. Percorrendo meandros na/da geografia: trabalho de campo interdisciplinar como espaço de aprendizagem na formação docente - Jussara Fraga Portugal, Mariana Martins de Meireles, Simone Santos de Oliveira 57. Retalhos da pedagogia: a questão da autoria na formação docente - Laís de Santana Araújo, Paula Tauana Santos, Ada Augusta Celestino Bezerra 58. Memoriais de formação: um caminho para dar “sentido” ao saber - Lisley Cristina Gomes da Silva 59. Práticas docentes: relatos de vida estudantil em aulas de língua materna - Lucas Pazoline da Silva Ferreira, Elynne Gabrielle Moreira 60. As narrativas de formação e a memória da educação: breve análise de uma experiência - Luiz Felippe Santos Perret Serpa, Ana Paula Trindade de Albuquerque 61. Ética, currículo e saberes: reflexões teórico-metodológicas sobre a formação de professor (a) em educação ambiental - Maracy Pereira, Antônio Vital Menezes de Souza 62. Formação docente na educação de jovens e adultos - Marcos Batinga Ferro, Rosana de Menezes Santos 63. Ampliando a formação no contexto escolar: a implantação de uma escola de formação docente e discente em Pernambuco - Maria Ângela Vasconcelos de Almeida, Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Lúcia Falcão Barbosa, Sandra Helena Dias de Melo 64. A voz e a vez: o discurso e o fazer docente na educação de jovens - Maria Betânia Gomes da Silva Brito, Arlete Rodrigues dos Santos 65. A lei nº 10.639/03 e a educação física: memórias e reflexões sobre a educação eugênica nas políticas de formação de professores - Maria Cecília de Paula Silva, Anália de Jesus Moreira 66. A educação de jovens e adultos em Vitória da Conquista, Bahia: memórias do programa REAJA - Maria Cláudia Meira Santos Barros, Ana Paula Silva de Almeida, Guadalupe de Morais Santos Silva, Kelly Araújo Valença Oliveira 67. O curso de pedagogia e a formação de professores de educação infantil - Maria da Paixão Gois Febronio 68. Pescando textos, palavras, letras e números: uma análise da formação político-pedagógica dos professores – alfabetizadores e do processo de alfabetização dos trabalhadores da pesca - Maria das Dores Alves Souza 69. Das memórias e reminiscências da infância à vida de professora: uma trajetória de formação - Maria de Fátima Araújo 70. Da formação à profissionalização de professores da multisseriação: uma discussão emergente frente a novos desafios - Maria Diva de Medeiros, Betania Leite Ramalho 71. Nômades do saber-um estudo sobre migração estudantil - Maria do Carmo Cerqueira, Dina Maria Rosário, Elaine Soeira, Márcia Maria Moraes 72. Formação inicial de professores: um trabalho com unidade temática - Maria Eloisa Farias, Tania Renata Prochnow 73. A integração universidade-escola: a pesquisa-ação no estágio supervisionado - Maria Francineila Pinheiro dos Santos 74. Formação docente sob diversos olhares: uma retrospectiva histórica - Maria José de Brito Araujo 75. A mística no processo de formação de educadores do campo em Sergipe - Maria Leliana Vieira, Maria Vanuzia Soares dos Santos, Wilma Vieira da Costa 76. Ser professor de geografia no sergão baiano: territorializando histórias de vida, delimitando trajetórias de formação e cartografando a profissão docente - Mariana Martins de Meireles, Jussara Fraga Portugal 77. Como me tornei professora: histórias de um acontecimento de um clube de ciências - Maria Neide Carneiro Ramos, Maria dos Remédios Brito 78. A prática docente: memórias do ginásio de aplicação - Martha Suzana Cabral Nunes, Fabiano Santos Aragão 79. O estágio supervisionado na educação infantil e a formação do futuro docente - Melissa R. da Silva, Nilsa de Oliveira Pawlas, Rodrigo F. Pedro 80. Análise do o mal-estar docente na rede publica: uma revisão bibliográfica - Natália Keli Santos Araujo, Marcio Batista Santos, Maria Santos Araujo 81. A história da educação e a biografia em sergipe: algumas observações a respeito de seus condicionantes e valores históricos - Néviton Felipe da Silva 82. Reflexões de uma professora iniciante de inglês - Paulo Roberto Boa Sorte Silva 83. De donas de casa ao ofício do magistério: Vocação ou Profissão? - Priscila Alessandra da Silva 84. Os processos metafóricos e metonímicos e as “figuras de outro” como representantes de marcas da singularidade - Quitéria Pereira de Assis, Rose Karla Cordeiro Lessa 85. O estágio curricular: uma experiência na escola estadual professor Ruy Eloy - Rafaela dos Santos, Luana P. Lima, Gicélia Mendes 86. Identidade docente: perfil, expectativas e ideias acerca do ser professor de química - Ramon de Oliveira Santana, Assicleide da Silva Brito, Edinéia Tavares Lopes 87. Formação de professores à distância e as novas tecnologias: solução ou novos desafios - Renival Vieira de Freitas, Magneide S. Santos Lima 88. Possíveis análises de uma história: olhares sobre o curso de educação física da Universidade Tiradentes - Ricardo Rocha Rabelo, Elisângela Silva Rosa 89. O processo de institucionalização do ensino de línguas e literaturas: inglês de souza e os reflexos da reforma Leôncio de Carvalho na provincia de Sergipe d’el Rey (1880-1885) - Roberto Carlos Bastos da Paixão 90. Formação continuada de professores: um método unificado de ensino e a memória do lugar - Rosemary Santos 91. Desafios do ser professor: um estudo teórico da formação docente e da prática pedagógica - Rozelma Ferreira Santos, Aline Camila Silva de Oliveira, Maria José de Brito Araujo 92. Formação docente na perspectiva da educação socialista - Sandra Mara Vieira Oliveira 93. Biólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em ciências biológicas - Sandra Valeria Santos de Cerqueira, Lívia de Rezende Cardoso 94. O saber como objeto de desejo de professores: memórias e narrativas acerca dos processos de formação docente - Sanny Silva da Rosa, Claudia Moreno Zaniti, Elza de Souza, Marcos Eduardo dos Santos 95. Formação do professor: perspectivas no processo ensino-aprendizagem para educação ambiental - Sheila Gomes de Melo, Ricardo Ferreira das Neves, Rosangela Maria do Nascimento 96. Narrativas que subvertem: as(re)significações das mulheres negras que ingressam no ensino superior - Sheila de Oliveira Ferreira, Maria Elisabete Alves Bonfim 97. O papel docente na história da educação brasileira: da colônia à república - Sicleide Gonçalves Queiroz, Selidalva Gonçalves de Queiroz Lima 98. Estágio supervisionado na formação de professores: propostas e realidades - Silene Brandão Figueiredo 99. As concepções dos professores de ciências e biologia sobre projetos de trabalho como fatores intervenientes na prática docente - Sílvia Carla da Silva Cardoso, Zélia Maria Soares Jófili, Rejane Martins Novais Barbosa 100. Interfaces entre currículo e formação de professores: narrativas de uma prática - Simone Dias Cerqueira de Oliveira 101. A instrução pública primária em sergipe em 1871 através do Jornal do Aracaju: em busca da profissionalização docente - Simone Silveira Amorim 102. Fröebel, Spencer e Durkheim: origens da pedagogia científica - Simone Silveira Amorim 103. Mulheres, personagens da história: as primeiras conquistas do movimento feminista no espaço público - Suzana Mary de Andrade Nunes 104. Ser professor de ciências: reflexões dos formandos em ciências biológicas sobre a sua profissão - Tainan Amorim Santana, Ann Letícia Aragão Guarany 105. Comprometimento do professor com o aprendizado do aluno - Ulysses de Brito Cruz 106. A formação de professores em uma perspectiva emancipatória - Vanda Tereza Silva da Rocha 107. O enlace teórico-prático na formação dos professores de creche: narrativas da experiência - Vera Lúcia da Encarnação Bacelar, Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo 108. Estudo dos elementos de interdisciplinaridade no ensino de ciências e matemática na nova proposta curricular do estado do rio grande do sul: um repensar a prática docente - Viviann de Almeida Pereira, Maria Eloísa Farias 109. Refletindo a formação docente: um estudo sobre a pesquisa-intervenção-crítico-colaborativa - Zélia Maria Soares Jófili |
Issue Date: | Sep-2010 |
Keywords: | Educação Formação de professores Memória Narrativas |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citation: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10343 |
Appears in Collections: | Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | Reflexões sobre a formação de professores para as atividades agrárias em Sergipe | 161,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
2.pdf | Tecnologias assistivas e educação a distância: relato (auto) biográfico de um deficiente visual | 195,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
3.pdf | Memórias do curso de educação física da UFS: trajetórias de formação | 186,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
4.pdf | Os estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada | 151,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
5.pdf | A incipiente formação de professores no período imperial na província da Parahyba do Norte. (1834-1849) | 188,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
6.pdf | Memórias em formação | 153,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
7.pdf | Produção e correção textual: algumas disparidades entre teorias e práticas no cotidiano escolar | 157,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
8.pdf | Os métodos de ensino no Brasil: século XIX | 189,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
9.pdf | O egresso da UEFS e o ensino de geometria: algumas reflexões sobre a prática pedagógica | 184,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
10.pdf | O professor de EAD: novos significados, novas atuações | 206,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
11.pdf | A pesquisa na formação, a formação na pesquisa: uma experiência formadora | 172,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
12.pdf | Pedagogia socialista: o dilema entre formação e mercado – um olhar sobre os professores turismólogo | 187,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
13.pdf | Construção e vivencia de um processo de formação continuada – foco na supervisão pedagógica | 178,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
14.pdf | Efetividade dos currículos dos cursos de educação física para o trabalho com pessoas em situação de deficiência | 161,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
15.pdf | Le Goff, memória e educação | 162,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
16.pdf | Pesquisa (auto) biográfica: os professores um novo objeto da investigação educacional? | 136,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
17.pdf | Professores de memória dos primeiros formandos do curso de licenciatura em química de Itabaiana | 212,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
18.pdf | Contribuições da arteterapia na formação continuada dos professores | 175,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
19.pdf | Língua, cultura e formação de professores: feições que marcam como caleidoscópio, os entrelugares das construções identitárias | 152,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
20.pdf | O professor como agente motivador no ensino de biologia | 165,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
21.pdf | Disciplinar os corpós e educar as almas: a formação de normalista do colégio patrocínio de São José | 127,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
22.pdf | Universidade e profissão docente: a observação qualitativa e quantitativa no estágio supervisionado para o ensino de Química I | 209,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
23.pdf | Reflexões sobre a prática docente na EJA: uma análise a partir de uma experiência de observação em uma escola municipal de Maceió | 180,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
24.pdf | Uma questão de identidade afirmações e ambigüidades no reconhecer-se negro | 238,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
25.pdf | Processos de interação educativa e pensamento prático docente | 206,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
26.pdf | Memória de mestre: a política em Belém/PA entre 1940-1985 | 225,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
27.pdf | Ser professor de educação infantil: desafios da profissão | 187,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
28.pdf | Contributos da ética na formação dos professores | 152,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
29.pdf | Formação docente e o estágio: aproximações e possibilidades | 187,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
30.pdf | Formação, teorização e práticas: implicações e contradições | 190,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
31.pdf | A narrativa literária como contexto para discussão na formação continuada de professores/AS | 185,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
32.pdf | Educação biocêntrica: o despertar para a expressão do afeto no curso de formação de professor | 177,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
33.pdf | Formação de professores, memórias e narrativas: análise sobre o papel da ciência , tecnologia e educação nessa formação | 148,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
34.pdf | A inserção da discussão da pluralidade cultural nos cursos de formação de professores na universidade: um estudo de caso no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana | 131,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
35.pdf | Os estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada | 152,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
36.pdf | Ludicidade e resiliência: como professoras de educação infantil lidam com o prazer e o sofrimento no contexto educativo | 199,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
37.pdf | Aprendizagem do professor alfabetizador em contextos de formação continuada: reflexões sobre o pró-letramento | 196,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
38.pdf | Novos Desafios para Ensinar: Relatos de Experiências de Professores | 126,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
39.pdf | Modernização do ensino de ciências e matemática no ginásio sagrado coração – Senhor do Bonfim/Bahia (1950-1976) | 321,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
40.pdf | Tornando-se professor de geografia: o papel das experiências discentes | 123,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
41.pdf | A formação em educação ambiental: um estudo compreendendo o papel das universidades | 147,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
42.pdf | Um estudo sobre a relação teoria e prática na formação do professor de geografia | 173,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
43.pdf | A raiz que empodera: cabelos que contam histórias e memórias negro-estético-identitárias | 213,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
44.pdf | Significação e ressignificação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual | 175,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
45.pdf | O implicamento de sentido na formação de professores da educação inclusiva | 198,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
46.pdf | Avaliação como prática na diversidade: uma integração no estágio curricular supervisionado | 185,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
47.pdf | A prática e a formação dos alfabetizadores da aja: dilemas do Programa Brasil Alfabetizado | 242,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
48.pdf | As aulas, cadeiras e / ou escolas de primeiras letras na província da Parahyba do Norte e a organização escolar no oitocentos (1833-1849) | 133,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
49.pdf | Tecendo os fios da memória formativa de professores caririenses através da história oral | 185,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
50.pdf | As práticas pedagógicas para formação do futuro professor de língua inglesa: as narrativas orais de experiência pessoal no processo de ensino-aprendizagem da habilidade escrita | 195,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
51.pdf | Pró-letramento em alfabetização e linguagem: definições e concepções sobre a discursividade linguística | 141 kB | Adobe PDF | View/Open |
52.pdf | Refleção sobre a formação do professor e seu comprometimento com a escola | 127,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
53.pdf | O ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática | 216,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
54.pdf | Gestão escolar:novo paradigma de uma gestão participativa | 191,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
55.pdf | Motivação e as novas tecnologias da informação e comunicação no processo de formação de professores | 216,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
56.pdf | Percorrendo meandros na/da geografia: trabalho de campo interdisciplinar como espaço de aprendizagem na formação docente | 352,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
57.pdf | Retalhos da pedagogia: a questão da autoria na formação docente | 378,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
58.pdf | Memoriais de formação: um caminho para dar “sentido” ao saber | 194,82 kB | Adobe PDF | View/Open |
59.pdf | Práticas docentes: relatos de vida estudantil em aulas de língua materna | 170,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
60.pdf | As narrativas de formação e a memória da educação: breve análise de uma experiência | 158,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
61.pdf | Ética, currículo e saberes: reflexões teórico-metodológicas sobre a formação de professor (a) em educação ambiental | 172,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
62.pdf | Formação docente na educação de jovens e adultos | 197,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
63.pdf | Ampliando a formação no contexto escolar: a implantação de uma escola de formação docente e discente em Pernambuco | 199,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
64.pdf | A voz e a vez: o discurso e o fazer docente na educação de jovens | 155,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
65.pdf | A lei nº 10.639/03 e a educação física: memórias e reflexões sobre a educação eugênica nas políticas de formação de professores | 186,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
66.pdf | A educação de jovens e adultos em Vitória da Conquista, Bahia: memórias do programa REAJA | 199,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
67.pdf | O curso de pedagogia e a formação de professores de educação infantil | 203,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
68.pdf | Pescando textos, palavras, letras e números: uma análise da formação político-pedagógica dos professores | 181,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
69.pdf | Das memórias e reminiscências da infância à vida de professora: uma trajetória de formação | 177,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
70.pdf | Da formação à profissionalização de professores da multisseriação: uma discussão emergente frente a novos desafios | 160,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
71.pdf | Nômades do saber-um estudo sobre migração estudantil | 338,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
72.pdf | Formação inicial de professores: um trabalho com unidade temática | 181,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
73.pdf | A integração universidade-escola: a pesquisa-ação no estágio supervisionado | 158,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
74.pdf | Formação docente sob diversos olhares: uma retrospectiva histórica | 183,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
75.pdf | A mística no processo de formação de educadores do campo em Sergipe | 144,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
76.pdf | Ser professor de geografia no sergão baiano: territorializando histórias de vida, delimitando trajetórias de formação e cartografando a profissão docente | 321,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
77.pdf | Como me tornei professora: histórias de um acontecimento de um clube de ciências | 150,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
78.pdf | A prática docente: memórias do ginásio de aplicação | 155,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
79.pdf | O estágio supervisionado na educação infantil e a formação do futuro docente | 183,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
80.pdf | Análise do o mal-estar docente na rede publica: uma revisão bibliográfica | 195,89 kB | Adobe PDF | View/Open |
81.pdf | A história da educação e a biografia em sergipe: algumas observações a respeito de seus condicionantes e valores históricos | 140,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
82.pdf | Reflexões de uma professora iniciante de inglês | 145,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
83.pdf | De donas de casa ao ofício do magistério: Vocação ou Profissão? | 163,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
84.pdf | Os processos metafóricos e metonímicos e as “figuras de outro” como representantes de marcas da singularidade | 1,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
85.pdf | O estágio curricular: uma experiência na escola estadual professor Ruy Eloy | 135,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
86.pdf | Identidade docente: perfil, expectativas e ideias acerca do ser professor de química | 204,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
87.pdf | Formação de professores à distância e as novas tecnologias: solução ou novos desafios | 152,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
88.pdf | Possíveis análises de uma história: olhares sobre o curso de educação física da Universidade Tiradentes | 180,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
89.pdf | O processo de institucionalização do ensino de línguas e literaturas: inglês de souza e os reflexos da reforma Leôncio de Carvalho na provincia de Sergipe d’el Rey (1880-1885) | 204,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
90.pdf | Formação continuada de professores: um método unificado de ensino e a memória do lugar | 152,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
91.pdf | Desafios do ser professor: um estudo teórico da formação docente e da prática pedagógica | 162,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
92.pdf | Formação docente na perspectiva da educação socialista | 178,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
93.pdf | Biólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em ciências biológicas | 186,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
94.pdf | O saber como objeto de desejo de professores: memórias e narrativas acerca dos processos de formação docente | 222,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
95.pdf | Formação do professor: perspectivas no processo ensino-aprendizagem para educação ambiental | 226,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
96.pdf | Narrativas que subvertem: as(re)significações das mulheres negras que ingressam no ensino superior | 208,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
97.pdf | O papel docente na história da educação brasileira: da colônia à república | 168,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
99.pdf | As concepções dos professores de ciências e biologia sobre projetos de trabalho como fatores intervenientes na prática docente | 198,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
100.pdf | Interfaces entre currículo e formação de professores: narrativas de uma prática | 148,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
101.pdf | A instrução pública primária em sergipe em 1871 através do Jornal do Aracaju: em busca da profissionalização docente | 148,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
102.pdf | Fröebel, Spencer e Durkheim: origens da pedagogia científica | 130,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
103.pdf | Mulheres, personagens da história: as primeiras conquistas do movimento feminista no espaço público | 175,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
104.pdf | Ser professor de ciências: reflexões dos formandos em ciências biológicas sobre a sua profissão | 160,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
105.pdf | Comprometimento do professor com o aprendizado do aluno | 156,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
106.pdf | A formação de professores em uma perspectiva emancipatória | 161,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
107.pdf | O enlace teórico-prático na formação dos professores de creche: narrativas da experiência | 179,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
108.pdf | Estudo dos elementos de interdisciplinaridade no ensino de ciências e matemática na nova proposta curricular do estado do rio grande do sul: um repensar a prática docente | 159,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
109.pdf | Refletindo a formação docente: um estudo sobre a pesquisa-intervenção-crítico-colaborativa | 188,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.