Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10343
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 4 - Formação de Professores memórias e narrativas
Título(s) alternativo(s): 1. Reflexões sobre a formação de professores para as atividades agrárias em Sergipe - Ademário Alves Santos
2. Tecnologias assistivas e educação a distância: relato (auto) biográfico de um deficiente visual - Adonai Estrela Medrado, Maria Olivia de Matos
3. Memórias do curso de educação física da UFS: trajetórias de formação - Ádson do Espírito Santo, Valdione Evangelista Alves Santos, Wellington Lima de Oliveira, Filipe Alves Linhares Santos
4. Os estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada - Adriana Menezes de Santana, Fabiana C. O. S. de Oliveira, Samiellen Maiara da P. Santos
5. A incipiente formação de professores no período imperial na província da Parahyba do Norte. (1834-1849) - Adriano Soares da Silva, Jaqueline Cirilo da Costa
6. Memórias em formação - Alba Varela Gois Nascimento, Fátima da Silva Pereira, Laureci Ferreira da Silva
7. Produção e correção textual: algumas disparidades entre teorias e práticas no cotidiano escolar - Alecrisson da Silva, Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho
8. Os métodos de ensino no Brasil: século XIX - Alessandra Conceição Monteiro Alves, Givaldo Almeida Santos
9. O egresso da UEFS e o ensino de geometria: algumas reflexões sobre a prática pedagógica - Aline Alves Costa, Flávia Cristina Macedo de Santana
10. O professor de EAD: novos significados, novas atuações - Amaurí Nunes de Souza, Fabrícia Teixeira Borges, Marta Raquel Batista da Silva Rolemberg
11. A pesquisa na formação, a formação na pesquisa: uma experiência formadora - Ana Carla Ramalho Evangelista Lima
12. Pedagogia socialista: o dilema entre formação e mercado – um olhar sobre os professores turismólogo - Ana Paula Bistaffa Monlevade, Daniel Fernando Queiroz Martins
13. Construção e vivencia de um processo de formação continuada – foco na supervisão pedagógica - Angelita Hentges
14. Efetividade dos currículos dos cursos de educação física para o trabalho com pessoas em situação de deficiência - Antônio Carlos Nogueira Santos, Lara Rafaela Gonçalves Gouveia
15. Le Goff, memória e educação - Antônio Vital Menezes de Souza, Vinicius Silva Santos
16. Pesquisa (auto) biográfica: os professores um novo objeto da investigação educacional? - A. R.S. Arlete Rodrigues dos Santos
17. Professores de memória dos primeiros formandos do curso de licenciatura em química de Itabaiana - Assicleide da Silva Brito, Ramon de Oliveira Santana, Edineia Tavares Lopes
18. Contribuições da arteterapia na formação continuada dos professores - Cássia de Fátima da Silva Souza, Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite
19. Língua, cultura e formação de professores: feições que marcam como caleidoscópio, os entrelugares das construções identitárias - Cristiane Lopes Landulfo, Livia Carvalho de Medonça, Kelly Barros Santos
20. O professor como agente motivador no ensino de biologia - Christiane Ramos Donato, Aline Garcia Alves Oliveira
21. Disciplinar os corpós e educar as almas: a formação de normalista do colégio patrocínio de São José - Cláudio Marcelo de Jesus Nascimento, Dílson Gonzaga Sampaio
22. Universidade e profissão docente: a observação qualitativa e quantitativa no estágio supervisionado para o ensino de Química I - Dayane Xavier de Oliveira, Edson José Wartha
23. Reflexões sobre a prática docente na EJA: uma análise a partir de uma experiência de observação em uma escola municipal de Maceió - Deiseane Louise Santos Oliveira
24. Uma questão de identidade afirmações e ambigüidades no reconhecer-se negro - Deyse Luciano de Jesus Santos, Adauto Leite Oliveira
25. Processos de interação educativa e pensamento prático docente – indícios na prática mediacional de docentes do ensino médio na Bahia/Brasil - Dina Maria Rosário
26. Memória de mestre: a política em Belém/PA entre 1940-1985 - Denise Simões Rodrigues
27. Ser professor de educação infantil: desafios da profissão - Dídima Andrade, Roberta Abreu
28. Contributos da ética na formação dos professores - Edivânio Santos Andrade, Maria José Nascimento Soares
29. Formação docente e o estágio: aproximações e possibilidades - Edna Furukawa Pimentel
30. Formação, teorização e práticas: implicações e contradições - Edna Furukawa Pimentel
31. A narrativa literária como contexto para discussão na formação continuada de professores/AS - Edna Telma Fonseca e Silva Vilar
32. Educação biocêntrica: o despertar para a expressão do afeto no curso de formação de professor - Elisa Carneiro Santos de Almeida, Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves
33. Formação de professores, memórias e narrativas: análise sobre o papel da ciência , tecnologia e educação nessa formação - Elze Plácido, Solange Lacks, Mª Gorete B. de Araújo, Naiza Mª de Jesus
34. A inserção da discussão da pluralidade cultural nos cursos de formação de professores na universidade: um estudo de caso no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana - Fabiana Castelo Branco de Santana, Sílvia Mary Ramos Pires
35. Os estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada - Fabiana C. O. S. de Oliveira, Adriana Menezes de Santana, Samiellen Maiara da P. Santos
36. Ludicidade e resiliência: como professoras de educação infantil lidam com o prazer e o sofrimento no contexto educativo - Fernanda Almeida Pereira, Cristina Maria D´Ávila Teixeira Maheu
37. Aprendizagem do professor alfabetizador em contextos de formação continuada: reflexões sobre o pró-letramento - Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Denise Maria de Carvalho Lopes
38. Novos Desafios para Ensinar: Relatos de Experiências de Professores - Gersivalda Mendonça da Mota
39. Modernização do ensino de ciências e matemática no ginásio sagrado coração – Senhor do Bonfim/Bahia (1950-1976) - Gisele Lemos Shaw, Rosângela Souza Vieira
40. Tornando-se professor de geografia: o papel das experiências discentes - Gisele Lopes Guerra
41. A formação em educação ambiental: um estudo compreendendo o papel das universidades - Glauber Barros Alves Costa, Maria Inêz Oliveira Araujo
42. Um estudo sobre a relação teoria e prática na formação do professor de geografia - Glauber Barros Alves Costa
43. A raiz que empodera: cabelos que contam histórias e memórias negro-estético-identitárias - Hildália Fernandes
44. Significação e ressignificação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual - Iara Maria Campelo Lima, Kátia Siene Santos Dias, Custódia Maria Nascimento Matos
45. O implicamento de sentido na formação de professores da educação inclusiva - Iara Maria Campelo Lima
46. Avaliação como prática na diversidade: uma integração no estágio curricular supervisionado - Inalda Maria Duarte de Freitas, Deusdeth Barbosa da Silva
47. A prática e a formação dos alfabetizadores da aja: dilemas do Programa Brasil Alfabetizado - Jailson Costa da Silva, Divanir Maria de Lima
48. As aulas, cadeiras e / ou escolas de primeiras letras na província da Parahyba do Norte e a organização escolar no oitocentos (1833-1849) - Jaqueline Cirilo da Costa, Adriano Soares Da Silva
49. Tecendo os fios da memória formativa de professores caririenses através da história oral - Janaina Juca Ferreira, Cicera Sineide Dantas Rodrigues
50. As práticas pedagógicas para formação do futuro professor de língua inglesa: as narrativas orais de experiência pessoal no processo de ensino-aprendizagem da habilidade escrita - Jane dos Santos
51. Pró-letramento em alfabetização e linguagem: definições e concepções sobre a discursividade linguística - João Ferreira dos Santos, Maria Eurácia B. de Andrade, Maria Luciana dos Santos, Omundsen de Melo Costa Junio
52. Refleção sobre a formação do professor e seu comprometimento com a escola - Joelma Viana Almeida
53. O ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática - José Luis Andrade Vieira, Flávia Cristina de Macêdo Santana
54. Gestão escolar:novo paradigma de uma gestão participativa - Josenilson Felizardo dos Santos, Joseneide Nunes dos Santos
55. Motivação e as novas tecnologias da informação e comunicação no processo de formação de professores - Josevânia Teixeira Guedes, Luciano Matos Nobre, Marisa Marchi Uchôa Espindola, Ada Augusta Celestino Bezerra
56. Percorrendo meandros na/da geografia: trabalho de campo interdisciplinar como espaço de aprendizagem na formação docente - Jussara Fraga Portugal, Mariana Martins de Meireles, Simone Santos de Oliveira
57. Retalhos da pedagogia: a questão da autoria na formação docente - Laís de Santana Araújo, Paula Tauana Santos, Ada Augusta Celestino Bezerra
58. Memoriais de formação: um caminho para dar “sentido” ao saber - Lisley Cristina Gomes da Silva
59. Práticas docentes: relatos de vida estudantil em aulas de língua materna - Lucas Pazoline da Silva Ferreira, Elynne Gabrielle Moreira
60. As narrativas de formação e a memória da educação: breve análise de uma experiência - Luiz Felippe Santos Perret Serpa, Ana Paula Trindade de Albuquerque
61. Ética, currículo e saberes: reflexões teórico-metodológicas sobre a formação de professor (a) em educação ambiental - Maracy Pereira, Antônio Vital Menezes de Souza
62. Formação docente na educação de jovens e adultos - Marcos Batinga Ferro, Rosana de Menezes Santos
63. Ampliando a formação no contexto escolar: a implantação de uma escola de formação docente e discente em Pernambuco - Maria Ângela Vasconcelos de Almeida, Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Lúcia Falcão Barbosa, Sandra Helena Dias de Melo
64. A voz e a vez: o discurso e o fazer docente na educação de jovens - Maria Betânia Gomes da Silva Brito, Arlete Rodrigues dos Santos
65. A lei nº 10.639/03 e a educação física: memórias e reflexões sobre a educação eugênica nas políticas de formação de professores - Maria Cecília de Paula Silva, Anália de Jesus Moreira
66. A educação de jovens e adultos em Vitória da Conquista, Bahia: memórias do programa REAJA - Maria Cláudia Meira Santos Barros, Ana Paula Silva de Almeida, Guadalupe de Morais Santos Silva, Kelly Araújo Valença Oliveira
67. O curso de pedagogia e a formação de professores de educação infantil - Maria da Paixão Gois Febronio
68. Pescando textos, palavras, letras e números: uma análise da formação político-pedagógica dos professores – alfabetizadores e do processo de alfabetização dos trabalhadores da pesca - Maria das Dores Alves Souza
69. Das memórias e reminiscências da infância à vida de professora: uma trajetória de formação - Maria de Fátima Araújo
70. Da formação à profissionalização de professores da multisseriação: uma discussão emergente frente a novos desafios - Maria Diva de Medeiros, Betania Leite Ramalho
71. Nômades do saber-um estudo sobre migração estudantil - Maria do Carmo Cerqueira, Dina Maria Rosário, Elaine Soeira, Márcia Maria Moraes
72. Formação inicial de professores: um trabalho com unidade temática - Maria Eloisa Farias, Tania Renata Prochnow
73. A integração universidade-escola: a pesquisa-ação no estágio supervisionado - Maria Francineila Pinheiro dos Santos
74. Formação docente sob diversos olhares: uma retrospectiva histórica - Maria José de Brito Araujo
75. A mística no processo de formação de educadores do campo em Sergipe - Maria Leliana Vieira, Maria Vanuzia Soares dos Santos, Wilma Vieira da Costa
76. Ser professor de geografia no sergão baiano: territorializando histórias de vida, delimitando trajetórias de formação e cartografando a profissão docente - Mariana Martins de Meireles, Jussara Fraga Portugal
77. Como me tornei professora: histórias de um acontecimento de um clube de ciências - Maria Neide Carneiro Ramos, Maria dos Remédios Brito
78. A prática docente: memórias do ginásio de aplicação - Martha Suzana Cabral Nunes, Fabiano Santos Aragão
79. O estágio supervisionado na educação infantil e a formação do futuro docente - Melissa R. da Silva, Nilsa de Oliveira Pawlas, Rodrigo F. Pedro
80. Análise do o mal-estar docente na rede publica: uma revisão bibliográfica - Natália Keli Santos Araujo, Marcio Batista Santos, Maria Santos Araujo
81. A história da educação e a biografia em sergipe: algumas observações a respeito de seus condicionantes e valores históricos - Néviton Felipe da Silva
82. Reflexões de uma professora iniciante de inglês - Paulo Roberto Boa Sorte Silva
83. De donas de casa ao ofício do magistério: Vocação ou Profissão? - Priscila Alessandra da Silva
84. Os processos metafóricos e metonímicos e as “figuras de outro” como representantes de marcas da singularidade - Quitéria Pereira de Assis, Rose Karla Cordeiro Lessa
85. O estágio curricular: uma experiência na escola estadual professor Ruy Eloy - Rafaela dos Santos, Luana P. Lima, Gicélia Mendes
86. Identidade docente: perfil, expectativas e ideias acerca do ser professor de química - Ramon de Oliveira Santana, Assicleide da Silva Brito, Edinéia Tavares Lopes
87. Formação de professores à distância e as novas tecnologias: solução ou novos desafios - Renival Vieira de Freitas, Magneide S. Santos Lima
88. Possíveis análises de uma história: olhares sobre o curso de educação física da Universidade Tiradentes - Ricardo Rocha Rabelo, Elisângela Silva Rosa
89. O processo de institucionalização do ensino de línguas e literaturas: inglês de souza e os reflexos da reforma Leôncio de Carvalho na provincia de Sergipe d’el Rey (1880-1885) - Roberto Carlos Bastos da Paixão
90. Formação continuada de professores: um método unificado de ensino e a memória do lugar - Rosemary Santos
91. Desafios do ser professor: um estudo teórico da formação docente e da prática pedagógica - Rozelma Ferreira Santos, Aline Camila Silva de Oliveira, Maria José de Brito Araujo
92. Formação docente na perspectiva da educação socialista - Sandra Mara Vieira Oliveira
93. Biólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em ciências biológicas - Sandra Valeria Santos de Cerqueira, Lívia de Rezende Cardoso
94. O saber como objeto de desejo de professores: memórias e narrativas acerca dos processos de formação docente - Sanny Silva da Rosa, Claudia Moreno Zaniti, Elza de Souza, Marcos Eduardo dos Santos
95. Formação do professor: perspectivas no processo ensino-aprendizagem para educação ambiental - Sheila Gomes de Melo, Ricardo Ferreira das Neves, Rosangela Maria do Nascimento
96. Narrativas que subvertem: as(re)significações das mulheres negras que ingressam no ensino superior - Sheila de Oliveira Ferreira, Maria Elisabete Alves Bonfim
97. O papel docente na história da educação brasileira: da colônia à república - Sicleide Gonçalves Queiroz, Selidalva Gonçalves de Queiroz Lima
98. Estágio supervisionado na formação de professores: propostas e realidades - Silene Brandão Figueiredo
99. As concepções dos professores de ciências e biologia sobre projetos de trabalho como fatores intervenientes na prática docente - Sílvia Carla da Silva Cardoso, Zélia Maria Soares Jófili, Rejane Martins Novais Barbosa
100. Interfaces entre currículo e formação de professores: narrativas de uma prática - Simone Dias Cerqueira de Oliveira
101. A instrução pública primária em sergipe em 1871 através do Jornal do Aracaju: em busca da profissionalização docente - Simone Silveira Amorim
102. Fröebel, Spencer e Durkheim: origens da pedagogia científica - Simone Silveira Amorim
103. Mulheres, personagens da história: as primeiras conquistas do movimento feminista no espaço público - Suzana Mary de Andrade Nunes
104. Ser professor de ciências: reflexões dos formandos em ciências biológicas sobre a sua profissão - Tainan Amorim Santana, Ann Letícia Aragão Guarany
105. Comprometimento do professor com o aprendizado do aluno - Ulysses de Brito Cruz
106. A formação de professores em uma perspectiva emancipatória - Vanda Tereza Silva da Rocha
107. O enlace teórico-prático na formação dos professores de creche: narrativas da experiência - Vera Lúcia da Encarnação Bacelar, Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo
108. Estudo dos elementos de interdisciplinaridade no ensino de ciências e matemática na nova proposta curricular do estado do rio grande do sul: um repensar a prática docente - Viviann de Almeida Pereira, Maria Eloísa Farias
109. Refletindo a formação docente: um estudo sobre a pesquisa-intervenção-crítico-colaborativa - Zélia Maria Soares Jófili
Data do documento: Set-2010
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10343
Aparece nas coleções:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfReflexões sobre a formação de professores para as atividades agrárias em Sergipe161,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.pdfTecnologias assistivas e educação a distância: relato (auto) biográfico de um deficiente visual195,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3.pdfMemórias do curso de educação física da UFS: trajetórias de formação186,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.pdfOs estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada151,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5.pdfA incipiente formação de professores no período imperial na província da Parahyba do Norte. (1834-1849)188,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6.pdfMemórias em formação153,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7.pdfProdução e correção textual: algumas disparidades entre teorias e práticas no cotidiano escolar157,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8.pdfOs métodos de ensino no Brasil: século XIX189,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9.pdfO egresso da UEFS e o ensino de geometria: algumas reflexões sobre a prática pedagógica184,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
10.pdfO professor de EAD: novos significados, novas atuações206,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
11.pdfA pesquisa na formação, a formação na pesquisa: uma experiência formadora172,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
12.pdfPedagogia socialista: o dilema entre formação e mercado – um olhar sobre os professores turismólogo187,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
13.pdfConstrução e vivencia de um processo de formação continuada – foco na supervisão pedagógica178,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
14.pdfEfetividade dos currículos dos cursos de educação física para o trabalho com pessoas em situação de deficiência161,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
15.pdfLe Goff, memória e educação162,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
16.pdfPesquisa (auto) biográfica: os professores um novo objeto da investigação educacional?136,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
17.pdfProfessores de memória dos primeiros formandos do curso de licenciatura em química de Itabaiana212,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
18.pdfContribuições da arteterapia na formação continuada dos professores175,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
19.pdfLíngua, cultura e formação de professores: feições que marcam como caleidoscópio, os entrelugares das construções identitárias152,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
20.pdfO professor como agente motivador no ensino de biologia165,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
21.pdfDisciplinar os corpós e educar as almas: a formação de normalista do colégio patrocínio de São José127,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.pdfUniversidade e profissão docente: a observação qualitativa e quantitativa no estágio supervisionado para o ensino de Química I209,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
23.pdfReflexões sobre a prática docente na EJA: uma análise a partir de uma experiência de observação em uma escola municipal de Maceió180,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
24.pdfUma questão de identidade afirmações e ambigüidades no reconhecer-se negro238,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
25.pdfProcessos de interação educativa e pensamento prático docente206,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
26.pdfMemória de mestre: a política em Belém/PA entre 1940-1985225,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
27.pdfSer professor de educação infantil: desafios da profissão187,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
28.pdfContributos da ética na formação dos professores152,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
29.pdfFormação docente e o estágio: aproximações e possibilidades187,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30.pdfFormação, teorização e práticas: implicações e contradições190,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
31.pdfA narrativa literária como contexto para discussão na formação continuada de professores/AS185,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
32.pdfEducação biocêntrica: o despertar para a expressão do afeto no curso de formação de professor177,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
33.pdfFormação de professores, memórias e narrativas: análise sobre o papel da ciência , tecnologia e educação nessa formação148,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
34.pdfA inserção da discussão da pluralidade cultural nos cursos de formação de professores na universidade: um estudo de caso no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana131,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
35.pdfOs estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada152,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
36.pdfLudicidade e resiliência: como professoras de educação infantil lidam com o prazer e o sofrimento no contexto educativo199,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
37.pdfAprendizagem do professor alfabetizador em contextos de formação continuada: reflexões sobre o pró-letramento196,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
38.pdfNovos Desafios para Ensinar: Relatos de Experiências de Professores126,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
39.pdfModernização do ensino de ciências e matemática no ginásio sagrado coração – Senhor do Bonfim/Bahia (1950-1976)321,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
40.pdfTornando-se professor de geografia: o papel das experiências discentes123,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
41.pdfA formação em educação ambiental: um estudo compreendendo o papel das universidades147,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
42.pdfUm estudo sobre a relação teoria e prática na formação do professor de geografia173,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
43.pdfA raiz que empodera: cabelos que contam histórias e memórias negro-estético-identitárias213,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
44.pdfSignificação e ressignificação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual175,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
45.pdfO implicamento de sentido na formação de professores da educação inclusiva198,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
46.pdfAvaliação como prática na diversidade: uma integração no estágio curricular supervisionado185,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
47.pdfA prática e a formação dos alfabetizadores da aja: dilemas do Programa Brasil Alfabetizado242,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
48.pdfAs aulas, cadeiras e / ou escolas de primeiras letras na província da Parahyba do Norte e a organização escolar no oitocentos (1833-1849)133,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
49.pdfTecendo os fios da memória formativa de professores caririenses através da história oral185,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
50.pdfAs práticas pedagógicas para formação do futuro professor de língua inglesa: as narrativas orais de experiência pessoal no processo de ensino-aprendizagem da habilidade escrita195,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
51.pdfPró-letramento em alfabetização e linguagem: definições e concepções sobre a discursividade linguística141 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
52.pdfRefleção sobre a formação do professor e seu comprometimento com a escola127,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
53.pdfO ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática216,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
54.pdfGestão escolar:novo paradigma de uma gestão participativa191,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
55.pdfMotivação e as novas tecnologias da informação e comunicação no processo de formação de professores216,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
56.pdfPercorrendo meandros na/da geografia: trabalho de campo interdisciplinar como espaço de aprendizagem na formação docente352,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
57.pdfRetalhos da pedagogia: a questão da autoria na formação docente378,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
58.pdfMemoriais de formação: um caminho para dar “sentido” ao saber194,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
59.pdfPráticas docentes: relatos de vida estudantil em aulas de língua materna170,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
60.pdfAs narrativas de formação e a memória da educação: breve análise de uma experiência158,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
61.pdfÉtica, currículo e saberes: reflexões teórico-metodológicas sobre a formação de professor (a) em educação ambiental172,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
62.pdfFormação docente na educação de jovens e adultos197,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
63.pdfAmpliando a formação no contexto escolar: a implantação de uma escola de formação docente e discente em Pernambuco199,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
64.pdfA voz e a vez: o discurso e o fazer docente na educação de jovens155,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
65.pdfA lei nº 10.639/03 e a educação física: memórias e reflexões sobre a educação eugênica nas políticas de formação de professores186,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
66.pdfA educação de jovens e adultos em Vitória da Conquista, Bahia: memórias do programa REAJA199,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
67.pdfO curso de pedagogia e a formação de professores de educação infantil203,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
68.pdfPescando textos, palavras, letras e números: uma análise da formação político-pedagógica dos professores181,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
69.pdfDas memórias e reminiscências da infância à vida de professora: uma trajetória de formação177,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
70.pdfDa formação à profissionalização de professores da multisseriação: uma discussão emergente frente a novos desafios160,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
71.pdfNômades do saber-um estudo sobre migração estudantil338,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
72.pdfFormação inicial de professores: um trabalho com unidade temática181,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
73.pdfA integração universidade-escola: a pesquisa-ação no estágio supervisionado158,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
74.pdfFormação docente sob diversos olhares: uma retrospectiva histórica183,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
75.pdfA mística no processo de formação de educadores do campo em Sergipe144,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
76.pdfSer professor de geografia no sergão baiano: territorializando histórias de vida, delimitando trajetórias de formação e cartografando a profissão docente321,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
77.pdfComo me tornei professora: histórias de um acontecimento de um clube de ciências150,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
78.pdfA prática docente: memórias do ginásio de aplicação155,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
79.pdfO estágio supervisionado na educação infantil e a formação do futuro docente183,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
80.pdfAnálise do o mal-estar docente na rede publica: uma revisão bibliográfica195,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
81.pdfA história da educação e a biografia em sergipe: algumas observações a respeito de seus condicionantes e valores históricos140,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
82.pdfReflexões de uma professora iniciante de inglês145,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
83.pdfDe donas de casa ao ofício do magistério: Vocação ou Profissão?163,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
84.pdfOs processos metafóricos e metonímicos e as “figuras de outro” como representantes de marcas da singularidade1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
85.pdfO estágio curricular: uma experiência na escola estadual professor Ruy Eloy135,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
86.pdfIdentidade docente: perfil, expectativas e ideias acerca do ser professor de química204,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
87.pdfFormação de professores à distância e as novas tecnologias: solução ou novos desafios152,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
88.pdfPossíveis análises de uma história: olhares sobre o curso de educação física da Universidade Tiradentes180,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
89.pdfO processo de institucionalização do ensino de línguas e literaturas: inglês de souza e os reflexos da reforma Leôncio de Carvalho na provincia de Sergipe d’el Rey (1880-1885)204,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
90.pdfFormação continuada de professores: um método unificado de ensino e a memória do lugar152,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
91.pdfDesafios do ser professor: um estudo teórico da formação docente e da prática pedagógica162,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
92.pdfFormação docente na perspectiva da educação socialista178,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
93.pdfBiólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em ciências biológicas186,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
94.pdfO saber como objeto de desejo de professores: memórias e narrativas acerca dos processos de formação docente222,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
95.pdfFormação do professor: perspectivas no processo ensino-aprendizagem para educação ambiental226,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
96.pdfNarrativas que subvertem: as(re)significações das mulheres negras que ingressam no ensino superior208,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
97.pdfO papel docente na história da educação brasileira: da colônia à república168,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
99.pdfAs concepções dos professores de ciências e biologia sobre projetos de trabalho como fatores intervenientes na prática docente198,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
100.pdfInterfaces entre currículo e formação de professores: narrativas de uma prática148,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
101.pdfA instrução pública primária em sergipe em 1871 através do Jornal do Aracaju: em busca da profissionalização docente148,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
102.pdfFröebel, Spencer e Durkheim: origens da pedagogia científica130,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
103.pdfMulheres, personagens da história: as primeiras conquistas do movimento feminista no espaço público175,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
104.pdfSer professor de ciências: reflexões dos formandos em ciências biológicas sobre a sua profissão160,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
105.pdfComprometimento do professor com o aprendizado do aluno156,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
106.pdfA formação de professores em uma perspectiva emancipatória161,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
107.pdfO enlace teórico-prático na formação dos professores de creche: narrativas da experiência179,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
108.pdfEstudo dos elementos de interdisciplinaridade no ensino de ciências e matemática na nova proposta curricular do estado do rio grande do sul: um repensar a prática docente159,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
109.pdfRefletindo a formação docente: um estudo sobre a pesquisa-intervenção-crítico-colaborativa188,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.