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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Gabriel Souza-
dc.date.accessioned2019-02-22T14:09:23Z-
dc.date.available2019-02-22T14:09:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10560-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectGramática normativapor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.titlePrática docente no ensino de língua portuguesa em Aracaju : a gramática normativa como instrumento de poder-saberpt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto-
dc.description.resumoEste trabalho é resultante de um programa de investigação1 que tem procurado pesquisar o ensino de língua portuguesa (doravante LP), nos ensinos fundamental e médio, sob uma perspectiva discursiva. Com isso, buscamos entender por que os professores de LP continuam a privilegiar o ensino da gramática normativa (doravante GN), no âmbito do município de Aracaju, Sergipe. À luz dessa pesquisa, foi possível percebermos que a escolha do ensino está muito além do conhecimento e/ou prática pedagógica, pois existe um processo discursivo que inculca nos docentes a obrigatoriedade de adotarem a GN como objeto principal de ensino. Dessa forma, ao utilizarem a GN como único instrumento de ensino, os professores acabam interditando outros possíveis objetos, tais como a oralidade, leitura, produção e compreensão de textos. Assim, a GN serve como um instrumento capaz de docilizar os corpos dos sujeitos estudantes. Portanto, entendemos o professor de LP como um partícipe de uma sociedade de discurso, em sua atuação em uma escola, uma instituição cuja base se encontra pautada na sociedade disciplinar. Com efeito, os alunos passam a repetir regras e discursos, tornando o ensino parafrástico.pt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisapt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:28º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Linguística, Letras e Artes - PIBIC 2017/2018
Relatórios de Iniciação Científica

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