Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1069
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: As práticas de leitura e a formação de professores entre as décadas de 1960 e 1970: o caso do Instituto de Educação Rui Barbosa
Authors: Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Melo, Sônia Pinto de Albuquerque
Issue Date: 2008
Abstract: A proposta deste estudo é investigar as representações das práticas de leitura de normalistas do IERB entre as décadas de 1960 e 1970, pois as experiências de leitura são importantes na aquisição de habitus e dão indícios do comportamento, experiências e valores adquiridos no processo de formação humana. Vincula-se aos pressupostos teórico-metodológicos da História da Educação Feminina, História Cultural e História da Leitura. As fontes principais utilizadas foram os depoimentos das ex-normalistas, além da bibliografia específica, durante o período em investigação, para assim conhecer e compreender as apropriações de tais práticas no processo de formação destas leitoras, bem como inferir acerca das representações tidas pelas normalistas a partir das referidas práticas realizadas nos âmbitos acadêmico e doméstico. Esta pesquisa, em fase de conclusão, possibilitou inferir que as práticas de leitura, que circulavam entre as normalistas, permitiram-nas apropriar aspectos da cultura, cotidiano e relações sociais, acadêmicas e familiares. Conclui-se ainda que tais práticas foram de grande valia para a apropriação de valores em suas vidas pessoal e profissional além de terem exercido uma representação significativa na formação destas leitoras.
Keywords: História cultural
História da leitura
Formação de professores
Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB)
História da educação
Publisher / Institution : Sociedade Brasileira de História da Educação
Citation: MELO, S. P. A.; FREITAS, A. G. B. As práticas de leitura e a formação de professores entre as décadas de 1960 e 1970: o caso do Instituto de Educação Rui Barbosa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O ENSINO E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: UFS, 2008. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/167.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2014.
License: Creative Commons Attribution 3.0 License
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1069
Appears in Collections:DED - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AsPráticasDeLeitura.pdf194,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.