Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, João Víctor Pinto-
dc.date.accessioned2019-04-03T15:24:18Z-
dc.date.available2019-04-03T15:24:18Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationSANTANA, João Víctor Pinto. O direito à profissionalização do jovem aprendiz à luz do garantismo jurídico. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10885-
dc.description.abstractLa presente investigación tiene el objetivo de analizar el derecho fundamental a la profesionalización del aprendiz a la luz de la Teoría del Garantismo Jurídico, desarrollada por Luigi Ferrajoli. Al desearse conferir mayor visibilidad a la protección ya los derechos de la juventud, primero se identifica una hipervulnerabilidad sociojurídica en lo que respecta a ese segmento de la población, sobre todo en cuanto a la inserción al mercado de trabajo y, a continuación, se analiza el fenómeno de la constitucionalización de los derechos del joven como marco normativo para la protección de sus derechos. Se abordan las políticas públicas de profesionalización del joven, en Brasil, con el objetivo de fortalecer el debate entre políticas públicas y el Derecho, así como de verificar si el aprendizaje profesional, en realidad, se trata de una política pública de inclusión-excluyente, en la medida en que indica ser un aparato jurídico-normativo que parece descuidar la vulnerabilidad de significativa parte de la juventud. Se busca comprender cuáles son las posibles contribuciones de la Teoría del Garantismo Jurídico a la efectividad de la política pública de aprendizaje profesional. La relevancia de este estudio es evidenciada por la carencia doctrinal y reflexiva acerca de la temática. En cuanto a la metodología, se adopta la vertiente metodológica jurídico-sociológica y se utiliza de investigación bibliográfica, con método de raciocinio deductivo, abordaje cualitativo, por medio de una estrategia metodológica de investigación teórica, más específicamente en cuanto al análisis de contenido, procedimientos de análisis de documentos jurídicos, a ejemplo de: legislaciones y datos oficiales proporcionados por los organismos públicos y organismos internacionales.spa
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDireitos fundamentaispor
dc.subjectDireito ao trabalhopor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectPolítica de trabalhopor
dc.subjectTeoria do garantismo jurídicopor
dc.subjectAprendizagem profissionalpor
dc.subjectJuventudspa
dc.subjectTeoría del garantismo jurídicospa
dc.subjectAprendizajespa
dc.titleO direito à profissionalização do jovem aprendiz à luz do garantismo jurídicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sposato, Karyna Batista-
dc.description.resumoA presente pesquisa possui o objetivo de analisar o direito fundamental à profissionalização do jovem aprendiz à luz da Teoria do Garantismo Jurídico, desenvolvida por Luigi Ferrajoli. Almejando-se conferir maior visibilidade à proteção e aos direitos da juventude, primeiramente, identifica-se uma hipervulnerabilidade sociojurídica no tocante a esse segmento da população, sobretudo quanto à inserção ao mercado de trabalho e, em seguida, analisa-se o fenômeno da constitucionalização dos direitos do jovem como marco normativo para a proteção de seus direitos. Abordam-se as políticas públicas de profissionalização do jovem, no Brasil, com o escopo de fortalecer o debate entre políticas públicas e o Direito, bem como de verificar se a aprendizagem profissional, na realidade, trata-se de uma política pública de inclusão-excludente, na medida em que indica ser um aparato jurídico-normativo que parece negligenciar a vulnerabilidade de significativa parcela da juventude. Busca-se compreender quais as possíveis contribuições da Teoria do Garantismo Jurídico à efetividade da política pública de aprendizagem profissional. A relevância deste estudo é evidenciada pela carência doutrinária e reflexiva acerca da temática. Em relação à metodologia, adota-se a vertente metodológica jurídico-sociológica e utiliza-se de pesquisa bibliográfica, com método de raciocínio dedutivo, abordagem qualitativa, por meio de estratégia metodológica de pesquisa teórica, mais especificamente quanto à análise de conteúdo, atrelada aos procedimentos de análise de documentos jurídicos, a exemplo de: legislações e dados oficiais fornecidos pelos órgãos públicos e organismos internacionais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Direitopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO_VICTOR_PINTO_SANTANA.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.