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Tipo de Documento: Dissertação
Título: História da implantação da educação superior a distância na UNIT (2000) e na UFS (2006) : narrativas dos gestores
Autor(es): Neri, Marcio José Fidelis
Data do documento: 16-Jun-2014
Orientador: Sobral, Maria Neide
Resumo: No cenário de diversas transformações sociais e educacionais, neste início de século, a Educação a Distância (EaD) no Brasil e particularmente em Sergipe, passou a atender às demandas urgentes da qualificação profissional e teve seu crescimento exponencial na educação superior, nos últimos dez anos. Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender, do ponto de vista histórico, o processo de implantação da EaD na educação superior na Universidade Tiradentes (UNIT), instituição privada e na Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição pública, a partir das narrativas orais de gestores envolvidos nesse processo e, através de documentos relativos às instituições. A realização deste estudo centra- se na abordagem qualitativa, pautando-se na História Oral, através das narrativas dos gestores, além do aporte documental de relatórios, portarias, iconografias, os quais auxiliam na compreensão das dificuldades e das possibilidades, na oferta das primeiras turmas. Os resultados demonstram que diante das dificuldades enfrentadas, como falta de comprometimento das prefeituras- responsáveis pelo fornecimento do espaço físico- inadequação na estrutura física dos polos e resistência de docentes, foram barreiras em relação à implementação da EaD. Os sistemas de EaD foram implantados, evidenciando possibilidades pedagógicas de se criar condições básicas e necessárias para o funcionamento a contento do sistema EaD em ambas as Instituições da Educação Superior. Como ponto de aproximação, as duas instituições basearam-se no modelo pedagógico do Centro de Educação a Distância do Rio Janeiro (CEDERJ).
Abstract: En el escenario de diversas transformaciones sociales y educacionales en este principio de siglo, la Educación a Distancia (EaD) en Brasil y particularmente en el Estado brasileño de Sergipe, pasó a atender a las demandas urgentes de la calificación profesional y tuvo su crecimiento exponencial en la educación superior en la última década. Esta investigación tienen como objetivo principal comprender, desde el punto de vista histórico, el proceso de implantación de EaD en la enseñanza superior en la Universidade Tiradentes (UNIT), institución privada, y en la Universidade Federal de Sergipe (UFS), institución pública, a partir de las narrativas orales de gestores involucrados en dicho proceso y a través de documentos relativos a las instituciones. La realización de este estudio se centra en el abordaje cualitativo, pautándose en la História Oral, a través de las narrativas de los gestores, con apoyo documental, tales como: informes, portarías, fotografías, entre otros para comprensión de las dificultades y las posibilidades en la oferta de los primeros grupos. Los resultados demuestran que ante las dificultades enfrentadas, como falta de compromiso de las municipalidades- responsables por proveer el espacio físico- inadecuación en la estructura física de los polos y resistencia de docentes, fueron barreras en relación a la implementación de la EaD. Los sistemas de EaD fueron implantados, evidenciando posibilidades pedagógicas de crearse condiciones básicas y necesarias para el funcionamiento a contento del sistema EaD en ambas Instituciones de la Educación Superior. Como punto de aproximación, las dos instituciones se basaron en el modelo pedagógico del Centro de Educação a Distância do Rio Janeiro (CEDERJ).
Palavras-chave: Educação a distância (EaD)
Sergipe
História da educação
Ensino superior
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Universidade Tiradentes (UNIT)
Narrativas orais
Gestores
Educación a distancia
Narrativas orales
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: NERI, Marcio José Fidelis. História da implantação da educação superior a distância na UNIT (2000) e na UFS (2006) : narrativas dos gestores. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10984
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