Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11245
Document Type: Monografia
Title: Avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia : um panorama baseado na análise dos anais do ENEBio
Authors: Menezes, Allan Melo
Issue Date: 26-Apr-2019
Advisor: Pagan, Alice Alexandre
Resumo : Considerando que a avaliação da aprendizagem é etapa fundamental no processo de ensino aprendizagem de qualquer disciplina, buscando um aprofundamento sobre o assunto no Ensino de Biologia, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da questão sobre pesquisas que focam na avaliação da aprendizagem a partir da análise dos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio). A metodologia foi subdivididada em três etapas: 1) Mapeamento dos dados, 2) Organização dos dados e 3) Análise dos dados. A primeira etapa consistiu na busca dos artigos com os descritores “avaliação” e “aprendizagem” nos trabalhos publicados nos anais do Enebio I ao VI. Foram levantados o total de 167 trabalhos com os descritores supracitados. Na segunda fase, foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão aos artigos levantados na etapa anterior. Dos 167 trabalhos levantados apenas 24 apresentavam os critérios de inclusão para análise desta pesquisa: tratar especificamente de avaliação da aprendizagem. Na fase seguinte, essas 24 publicações foram analisadas por meio de fichamentos, contendo uma ficha sumário e uma ficha tipo citação formal. De forma geral, foi identificado que os trabalhos selecionados contemplaram majoritariamente os sujeitos provenientes do ensino médio e professores de ciências e biologia com 7 e 8 publicações, respectivamente. Quanto a distribuição dos trabalhos ao longo dos eventos do Enebio, foi verificada a maior frequência no Enebio VI com 12 trabalhos, representando 50% dos trabalhos selecionados. Esta quantidade majoritária foi atribuída a existência do eixo temático “Avaliação e o Ensino de Ciências e Biologia” não observado nos eventos anteriores. As temáticas centrais abordadas nos artigos foram as percepções sobre as avaliações e as técnicas avaliativas correspondendo a 10 e 14 trabalhos, respectivamente. Dessa forma, observou-se que poucos trabalhos publicados no Enebio tratam da avaliação da aprendizagem e, os que contemplavam a temática, estavam baseados principalmente em concepções instrumentais de avaliação centradas na análise do professor sobre o aluno.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Instrumentos avaliativos
Anais
Encontro Nacional de Ensino de Biologia
ENEBio
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Menezes, Allan Melo. Avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia : um panorama baseado na análise dos anais do ENEBio. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11245
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Allan_Melo_Menezes.pdf894,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.