Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Tira cômica: construindo caminhos para a leitura inferencial
Other Titles: Manual do professor : orientações para a leitura
Authors: Freire, Thiago Domingos
Issue Date: 2019
Resumo : Este Caderno Pedagógico foi elaborado a partir de um estudo sobre a situação real em sala de aula. Por meio de avaliadores externos e uma avaliação diagnóstica da turma, foi possível identificar e escolher um problema de desempenho recorrente do grupo. Por isso, o foco do trabalho está voltado para implementação de estratégias de leitura que auxiliem no desenvolvimento de habilidades inferenciais, mais especificamente duas (2) habilidades. • Inferir o efeito de sentido da pontuação e da polissemia como recurso para estabelecer humor em tiras (Nível 4); •Inferir sentidos de palavras, [...] de expressões, linguagem verbal e não verbal e de pontuação em tirinhas (Nível 5); Esses objetivos foram retirados da Prova Brasil e aparecem aqui acompanhados de estratégias de leitura (conhecimento das características do gênero textual tira cômica; formulação de hipóteses sobre as tiras e confirmação das informações; Reconhecimento da intertextualidade nas tiras). Optou-se por essa forma por justamente facilitar no cumprimento dos objetivos principais, uma vez que ao inserir o trabalho com as estratégias de leitura, a inferência se torna uma consequência. No entanto para se chegar a essa estruturação e pretensão este CP contou com a presença de fundamentação teórica acerca do ensino dos gêneros textuais nas aulas de português (BRASIL, 1998); a compreensão da unidade básica de ensino: os gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002); a multimodalidade na era moderna (DIONÍSIO, 2005), (ZACCHI, 2016); o gênero textual tira cômica (RAMOS, 2017); concepção de leitura adotada (SOLÉ, 1998); a compreensão (MARCUSCHI, 2008); ideia de inferência (KOCH, 2008) e entre outras referências.
Keywords: Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Leitura (Ensino fundamental)
Compreensão na leitura
Leitura
Tira cômica
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO_DOMINGOS_FREIRE-CadernoPedagogico.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.