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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Thaislany Ferreira-
dc.date.accessioned2019-05-31T12:47:54Z-
dc.date.available2019-05-31T12:47:54Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.citationSantos, Thaislany Ferreira. Modelos didáticos táteis sobre fotossíntese para alunos deficientes visuais. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11263-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectAlunos cegospor
dc.subjectBaixa visãopor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectBraillepor
dc.titleModelos didáticos táteis sobre fotossíntese para alunos deficientes visuaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elizamar Ciríaco da-
dc.description.resumoModelos didáticos táteis são ferramentas adaptadas para auxiliar alunos com deficiência visual na compreensão de conteúdos complexos, nas diversas disciplinas escolares. O uso de tais modelos, para alunos com baixa visão e cegueira, é considerado um meio ideal para proporcionar uma melhor compreensão de processos complexos ministrados nas aulas de Ciências e Biologia. São materiais que possuem como função, facilitar o processo de aprendizagem para esse público alvo e, assim, possibilitar a inclusão destes alunos em turmas de ensino regular. Os modelos didáticos táteis constituem uma opção de ferramenta para a utilização por professores em sala de aula, devido ao baixo custo dos materiais e tempo para produção. Os modelos didáticos táteis retratam imagens que são trazidas pelos livros, garantindo aos alunos com deficiência visual a compreensão de conteúdos através do sentido do tato, da mesma forma que os alunos videntes. Esses modelos, quando acompanhados de legenda em Braille, essencial para deficientes visuais, permitem que os alunos possam revisar o conteúdo de maneira autônoma, ou seja, sem o auxílio do professor ou de um colega. Sendo assim, o objetivo do presente projeto foi elaborar modelos didáticos táteis para auxiliar alunos com deficiência visual nas disciplinas de Ciências e Biologia, referente ao conteúdo de fotossíntese, utilizando materiais de baixo custo e que garantem uma certa durabilidade. Foram elaborados modelos didáticos táteis representando a folha, uma célula vegetal com as principais organelas, um fragmento de tilacóide exemplificando a etapa fotoquímica e um modelo com a etapa bioquímica da fotossíntese. Todos os modelos vieram acompanhados de indicação impressa em português e em Braille, além de um pequeno manual de instrução impresso em português e em Braille. Os materiais confeccionados poderão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem a alunos com deficiência visual, constituindo uma ferramenta importante para este processo e para a inclusão dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

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