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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farias, Alaine Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T13:43:12Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T13:43:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
dc.identifier.citation | Farias, Alaine Santana de. Uma coleção herborizada “PANC” como recurso didático para o Ensino de Biologia. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11267 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Botânica | por |
dc.subject | Coleção biológica | por |
dc.subject | Herbários | por |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.subject | Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) | por |
dc.title | Uma coleção herborizada “PANC” como recurso didático para o ensino de biologia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Marla Ibrahim Uehbe de | - |
dc.description.resumo | O ensino nas escolas brasileiras utiliza predominantemente a Abordagem Tradicional, e embora ainda eficaz, não é mais suficiente para a aprendizagem das gerações atuais. Assim, faz-se necessário edificar a relação de parceria entre professor e aluno. Entretanto, no ensino de Ciências e Biologia ainda existem limitações para isso, como a memorização excessiva de conceitos e teorias, além da descontextualização. O uso de diferentes estratégias pode estimular a aprendizagem. As coleções biológicas, quando relacionadas às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), podem ser uma excelente forma de contextualizar o conteúdo botânico com plantas presentes no dia a dia dos alunos. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma coleção herborizada PANC para ser utilizada em aulas de Biologia, visando contribuir para uma aprendizagem mais atrativa e significativa. Foram coletadas onze plantas em localidades diversas de Sergipe, Brasil, para compor uma coleção.A herborização seguiu técnicas usuais e frutos foram preservados em álcool 70% para observação de estruturas de forma íntegra. A identificação foi confirmada por comparação com materiais depositados no Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE) e a montagem feita em cartolina branca, contando com informações de coleta em uma etiqueta de dados. Um manual foi elaborado para orientar os professores sobre as PANC, sua diversidade e importância. Todos os procedimentos foram explicados e ilustrados para auxiliar a compreensão da montagem da coleção. Essa coleção, além de apresentar a diversidade de plantas alimentícias, possibilitará outras contribuições para a formação dos educandos. Entre elas, está a sensibilização dos alunos quanto à importância de espécies que são tidas como sem valor e utilidade tanto para o ser humano quanto para a natureza. Já o manual da coleção auxiliará/orientará o professor durante aulas de Botânica. Em meio à baixa motivação presente na educação atual, é necessário buscar alternativas para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, formar cidadãos cientes do mundo que está a sua volta. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Alaine_Santana_Farias.pdf | 878,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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