Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Manoel Rodrigues de Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T19:40:20Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T19:40:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11269 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | O gênero textual meme: práticas de leitura e produção textual para atribuição de sentido às múltiplas semioses | pt_BR |
dc.subject | Memes | por |
dc.subject | Multimodalidade | por |
dc.subject | Multiletramentos | por |
dc.subject | Intertextualidade | por |
dc.subject | Textualidade | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.title | Desenvolvendo os multiletramentos a partir da leitura e produção de memes | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Derli Machado de | - |
dc.description.resumo | Este material é resultado da pesquisa desenvolvida por mim no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana, entre os anos 2017 e 2018, sob a orientação do Professor Doutor Derli Machado de Oliveira. O objetivo deste caderno pedagógico é oferecer ao professor mais uma alternativa para possibilitar a ampliação dos multiletramentos dos alunos. Se a linguagem pode ser representada por múltiplos elementos semióticos, é preciso, então, pensarmos em estratégias para aproximarmos o nosso fazer pedagógico ao universo dos alunos. Com atividades voltadas para leitura e produção de memes, focamos na identificação, articulação e (re) significação das semioses e intertextos que fazem parte da composição dos memes, acreditando que isso pode proporcionar aos alunos o desenvolvimento dos multiletramentos, uma necessidade para o contato proficiente com os demais textos multissemióticos e multimidiáticos da contemporaneidade. Nosso desejo é que este caderno seja mais um instrumento didático-pedagógico para as aulas de Língua Portuguesa, sobretudo, no que se refere à leitura, interpretação e produção textual. Porém, apesar das atividades aqui sugeridas, acreditamos que o professor, conhecedor da sua turma e da realidade que a envolve, sabe o que funciona bem com seus alunos. Dessa forma, caro docente, fique à vontade para adotar as sugestões que seguem e para adequá-las a sua realidade. No decorrer deste caderno, você encontrará alguns dos conceitos teóricos que fundamentaram a nossa pesquisa. Eles vão ajudar na compreensão e aplicação das atividades aqui sugeridas. Por fim, esperamos que este caderno pedagógico contribua para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, principalmente de Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MANOEL_RODRIGUES_ABREU_MATOS-Cadernopedagógico.pdf | 4,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.