Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11406
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Bebês e professora em ações interativas de cuidado/educação na educação infantil : o banho e a alimentação em foco
Autor(es): Rodrigues, Thamisa Sejanny de Andrade
Data do documento: 28-Fev-2019
Orientador: Araújo, Maria Inêz Oliveira
Coorientador: Ramos, Tacyana Karla Gomes
Resumo: A docência com bebês possui especificidades que se constituem no movimento de convívio, experiências e ações interativas com/entre os atores sociais no cotidiano da Educação Infantil. A presente pesquisa tem por objetivo central compreender como são constituídas as ações de cuidado/educação entre bebês e sua professora, nos momentos destinados aos cuidados pessoais, em situações de alimentação e banho. Especificamente, buscou-se observar ações interativas de bebês e sua professora, de modo a analisar como essas ações se constituem enquanto práticas educativas na instituição de Educação Infantil. A partir disso, e considerando os momentos de alimentação e de banho, foram elencados como foco de análise: 1) as ações sociocomunicativas utilizadas pelos bebês em ocasiões de interações com sua professora; 2) as ações interativas iniciadas e mantidas pela professora diante das (re)ações sociais expressas pelos bebês; 3) os modos que os bebês reapresentam ações de cuidados pessoais recebidas durante o banho e a alimentação em interação com os pares de idade. O estudo possui abordagem qualitativa e caráter exploratório descritivo. Os sujeitos participantes da presente investigação são 7 (sete) bebês e uma professora, integrantes do agrupamento etário denominado berçário 1, de uma instituição municipal de Educação Infantil situada em Nossa Senhora do Socorro/SE. Para tanto, compuseram as principais fontes teóricas os estudos que se inserem na(s) chamada(s) Pedagogia(s) da(s) Infância(s). Como instrumentos de geração de dados, utiliza-se a observação participante, o registro em diário de campo, fotografias e videogravações de momentos destinados à alimentação e ao banho. Os dados foram analisados a partir de observação, seleção e descrição de episódios interativos que foram produzidos na articulação entre os dados empíricos emergentes do estudo à luz do referencial teórico eleito. Evidenciamos que os momentos relativos ao banho e à alimentação estão marcados, em geral, por significativas ações interativas entre bebês e sua professora, constituindo-se em práticas educativas importantes para o desenvolvimento integral dos bebês, que se materializam em ações que vão para além de necessidades dietéticas e de higiene corporal, que também são importantes, mas que neste estudo são revelados enquanto momentos de aprendizagens sociais, culturais, afetivas, que integram a indissociabilidade cuidar/educar a criança. As ações interativas entre bebês e companheiros de idade revelam que eles são potentes nos aprendizados que empreendem sobre os cuidados pessoais recebidos durante o banho e a alimentação.
Abstract: Teaching with babies has specificities that constitute the movement of interaction, experiences and interactive actions with / among social actors in the daily education of children. The main objective of this research is to understand how the actions of care / education between infants and their teacher are constituted, in the moments destined to the personal care, in feeding and bathing situations. Specifically, it was sought to observe the interactive actions of infants and their teacher, in order to analyze how these actions constitute as educational practices in the institution of Early Childhood Education. From this, and considering the moments of feeding and bathing, was listed as the focus of analysis: 1) the sociocommunication actions used by the babies in occasions of interactions with their teacher; 2) the interactive actions initiated and maintained by the teacher in face of the social (re) actions expressed by the babies; 3) the ways that infants represent acts of personal care received during bathing and feeding in interaction with the couple of age. The study has a qualitative approach and a descriptive exploratory character. The subjects participating in the present investigation are 7 (seven) babies and a teacher, members of the age group called nursery 1, of a municipal institution of Early Childhood Education located in Nossa Senhora do Socorro / SE. Therefore, the main theoretical sources composed the studies that are included in the call Pedagogy(s) of Childhood(s). As data generation instruments, participant observation, recording in field diary, photographs and video recordings of moments for feeding and bathing are used. The data were analyzed based on observation, selection and description of interactive episodes that were produced in the articulation between the empirical data emerging from the study in the light of the chosen theoretical reference. We show that moments related to bathing and feeding are usually marked by significant interactions between infants and their teacher, constituting important educational practices for the integral development of infants, which are materialized in actions that go beyond dietary and bodily hygiene needs, which are also important, but which in this study are revealed as moments of social, cultural and affective learning that integrate the indissociability of caring / educating the child. Interactive actions between infants and older mates reveal that they are powerful in the learning they take on the personal care they receive during bathing and feeding.
Palavras-chave: Educação infantil
Alimentos para bebês
Cuidados
Professores
Bebês
Cuidados pessoais
Docência
Formação continuada
Cuidados corporais
Babies
Personal cares
Teaching
Child education
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: RODRIGUES, Thamisa Sejanny de Andrade. Bebês e professora em ações interativas de cuidado/educação na educação infantil : o banho e a alimentação em foco. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11406
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAMISA_SEJANNY_ANDRADE_RODRIGUES.pdf5,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.