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dc.contributor.authorCorreia, Fernando Barbosa Oliveira-
dc.date.accessioned2020-01-06T14:21:01Z-
dc.date.available2020-01-06T14:21:01Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.citationCORREIA, Fernando Barbosa Oliveira. A fotografia como dispositivo na construção do conhecimento geográfico: a experiência no mocambo. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12513-
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand photography, its production and reading, as a methodological device of a dialogical pedagogy in geography teaching in the 9th and 1st year classes of the Quilombola State College May 27, located in the village of Mocambo, in Port of the Leaf / SE. The present research work seeks to make reading from the photographic look that students have about their community. The study is based on a descriptive approach, supported by the qualitative research method, through intervention research and participant observation, forming itself as a case study. Previous workshops were held to guide and encourage debate. In the second moment, students were encouraged to photograph the space they experience in the community. Later, with their works in hand, the authors subtitled their photographs and dialogued collectively about them, associating the visual, textual and oral narratives. Finally, we conducted an interview with the geography teacher aiming to understand how the use of photography in the classroom, as well as its role as didactic-pedagogical didactic resource. The data collected through interview, observation and textual, visual and oral narratives have their method of analysis inspired by Bardin, seeking significance of the content, making it possible to go beyond what is not latent in the message. The final considerations point to the need to rethink the use of photography in the classroom, still very restricted to its illustrative and unreflective function. In addition, we conclude that photography, through a collective dialogue, can produce discourses about geographic knowledge, pertinent to the curriculum of geography. In this sense, photography, when used in a potential way, can be seen as an ally in the teaching and learning process.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectMocambo (Porto da Folha, SE)por
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectEspaço geográficopor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectConstruction of knowledgeeng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectGeographic spaceeng
dc.titleA fotografia como dispositivo na construção do conhecimento geográfico: a experiência no mocambopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral compreender a fotografia, sua produção e leitura, como dispositivo metodológico voltado à construção do conhecimento geográfico, segundo uma pedagogia dialógica no ensino de geografia nas turmas do 9° e do 1° ano do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, localizado no povoado Mocambo, em Porto da Folha/SE. O estudo está baseado em uma abordagem descritiva, apoiado no método de pesquisa qualitativa, através da pesquisa-intervenção e da observação participante, configurando-se como estudo de caso. Foram realizadas previamente oficinas fotográficas para orientar e fomentar o debate junto aos estudantes. No segundo momento, os estudantes foram instigados a fotografarem o espaço que vivenciam na comunidade. Depois, com suas fotografias em mãos, os autores as legenderam e dialogaram coletivamente sobre elas, associando as narrativas visuais, textuais e orais. Por fim, realizamos entrevista com o professor de geografia objetivando compreender como se dá o uso da fotografia em sala de aula, bem como seu papel como recurso didático didático-pedagógico. As considerações finais apontam para a necessidade de repensarmos o uso da fotografia em sala de aula, ainda muito restrito à sua função de representação ilustrativa e pouco reflexiva. Além disso, concluímos que a fotografia, através de um diálogo coletivo, pode produzir discursos com base em conhecimentos geográficos, pertinentes ao programa curricular de geografia. Nesse sentido, a fotografia quando utilizada de forma potencial, em um contexto dialógico, pode ser vista como como uma aliada no processo de ensino e aprendizage, na medida em que ela auxilia no conhecimento do espaço geográfico.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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