Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12557
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Proposta de melhoria de processo em uma empresa de gestão de terminal de abastecimento de locomotivas
Título(s) alternativo(s): Process improvement proposal at a locomotive supply terminal management company
Autor(es): Reis, Marcone Freitas
Bernardes, Dionis Barbosa
Santos, Marcos
Rosas, Arthur Gonçalves
Data do documento: Nov-2019
Resumo: Atualmente, para que as empresas enfrentem concorrentes diretos precisam se preparar utilizando métodos e técnicas de gerenciamento de processos de negócio para reduzirem tempo e custos. A metodologia BPM (Business Process Management) está sendo muito utilizada nas organizações e as empresas do setor ferroviário estão inseridas nesse contexto. O Objetivo desse estudo foi propor melhorias no processo em um terminal de abastecimento de locomotivas de transporte de minério de ferro localizado no estado do Rio de Janeiro utilizando BPM (Business Process Management) e ferramentas de apoio como Ciclo PDCA, Benchmarking e Indicador de Desempenho. Com a aplicação do BPM, foi possível mapear o processo atual, identificar as falhas do processo, o tempo médio de abastecimento, o percentual desejado para a melhoria, e a possibilidade de redesenhar o processo com o objetivo de apresentar os pontos principais que devem ser melhorados para aplicar as melhorias significantes e satisfatórias.
Abstract: Today, for companies to face direct competitors, they need to prepare using business process management methods and techniques to reduce time and costs. The BPM (Business Process Management) methodology is being widely used in organizations and companies in the rail sector are inserted in this context. The objective of this study was to propose improvements in the process in a terminal of supply of locomotives of transport of iron ore located in the state of Rio de Janeiro using BPM (Business Process Management) and tools of support as Cycle PDCA, Benchmarking and Performance Indicator. With the BPM application, it was possible to map the current process, identify the process failures, the average time of supply, the percentage desired for the improvement, and the possibility of redesigning the process in order to present the main points that should be improved and meaningful and satisfactory improvements.
Palavras-chave: Mapeamento de processos
Business Process Management (BPM)
Locomotivas
Abastecimento de locomotivas
Gerenciamento de processos
Process mapping
Business Process Management (BPM)
Supply of locomotives
ISSN: 2447-0635
Parte de : Anais do XI SIMPROD
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: DEPRO/UFS
Citação: REIS, M. F. et al. Proposta de melhoria de processo em uma empresa de gestão de terminal de abastecimento de locomotivas. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 11., 2019, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE, 2019. p. 305-320.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12557
Aparece nas coleções:Anais do XI SIMPROD (2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaMelhoriaProcessoLocomotivas.pdf458,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.