Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12647
Document Type: Monografia
Title: Corpo humano : jogo dos sistemas respiratório, circulatório e excretor
Authors: Silva, José Claudio da
Issue Date: 5-Sep-2019
Advisor: Estevam, Charles dos Santos
Resumo : Os conteúdos abordados no ensino de ciências e biologia são bastante extensos, o que torna-se cansativo para os alunos estudarem, sem ferramentas interativas. Sendo assim, considerando a importância das ferramentas didáticas para auxiliar no ensino de ciências e biologia, foi desenvolvido um jogo pedagógico abordando o sistema excretor, circulatório e respiratório. Objetivou-se elaborar um jogo didático de tabuleiro utilizando a ferramenta computacional corelDRAW X8, sendo utilizados peões, com regras e o roteiro de utilização, onde fora abordado temas do corpo humano e aplicados no 8ª ano do ensino fundamental e no 2ª ano do ensino médio. O piloto do jogo fora aplicado em uma escola de ensino médio, após realizadas as adequações, fora aplicado em uma escola particular e uma pública, ambas de ensino fundamental. Através da aplicação dos questionários anterior e posterior ao jogo, obteve-se uma melhora geral de 8% no aprendizado, porém obteve-se um resultado melhor na escola particular, mas não muito discrepante da pública. O que permite concluir que, o material didático elaborado permitiu um melhor aproveitamento do conteúdo abordado pelo mesmo, sendo aplicado de uma forma dinâmica e interativa, evidenciado nas respostas dos alunos nos questionários.
Abstract: The subjects covered in science and biology teaching are quite extensive, which makes it tiring for students to study without interactive tools. Therefore, considering the importance of didactic tools to assist in the teaching of science and biology, a pedagogical game was developed addressing the excretory, circulatory and respiratory systems. The objective was elaborated a didactic board game using the corelDRAW X8 computational tool, were used pawns, with rules and the script with how to use, they were addressed with themes about the human body and applied in the 8th grade of elementary school and the 2nd year of high school. The game pilot was applied in a high school, after the adjustments, it was applied in a private and a public school, both elementary schools. By applying the pre and postgame quizzes, an overall learning improvement of 8% was achieved, however, a better result was obtained in the private school, but was not very different from the public. It can be concluded that the didactic material elaborated allowed a better use of the content approached, which was applied in a dynamic and interactive way, evidenced in the students’ answers on the quizzes.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Jogo de tabuleiro
Corpo humano
Sistema respiratório
Board game
Biological Sciences
Human body systems
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Silva, José Claudio da. Corpo humano : jogo dos sistemas respiratório, circulatório e excretor. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12647
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose_Claudio_Silva.pdf2,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.