Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12651
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Ronielson Alves dos-
dc.date.accessioned2020-01-29T13:15:03Z-
dc.date.available2020-01-29T13:15:03Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.citationSantos, Ronielson Alves dos. Sustentabilidade : a horta escolar como estratégia de educação ambiental. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Programa Universidade Aberta do Brasil, Centro de Educação Superior a Distância, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12651-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectHorta escolarpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleSustentabilidade : a horta escolar como estratégia de educação ambientalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Betejane de-
dc.description.resumoA presente pesquisa relata os resultados de um projeto de extensão, desenvolvido por um acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, tendo como universo de pesquisa a Escola de Ensino Fundamental Maria Nilza de Lira Lima, situada no município de Cristinápolis/SE, que possuía uma área de terra ociosa propícia ao cultivo de uma horta. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a comunidade escolar quanto a importância da implementação de uma horta escolar como forma de promover o conhecimento prático, relacionado às questões de sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável como estratégia de educação ambiental. Assim, o projeto teve como eixo temático “Horta Escolar Como Estratégia De Educação Ambiental”, e foi elaborado com o intuito de manter uma reflexão dinâmica sobre o uso da terra, bem como, inserir o uso de atividades práticas para as diversas disciplinas nos últimos anos de ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma metodologia de pesquisa exploratória de abordagem quali-quantitativa. As amostras da pesquisa foram formadas por 40 alunos do 8 ao 9 ano, 7 professores e a 30 pais, foram utilizados como instrumentos de coleta dos dados um questionário e dois roteiros de entrevistas sendo o primeiro foi aplicado aos alunos e o segundo aos professores e pais de alunos. O Projeto para criação, implantação, cultivo e colheita teve duração de três meses. Os resultados foram parcialmente satisfatórios, a horta foi implantada, mas não foi finalizada na sua totalidade coma acompanhamento do autor da pesquisa, ficando a cargo da escola dar continuidade a mesma. Inicialmente houve a participação direta e ativa dos alunos e integrantes da unidade escolar na manutenção e preservação dos canteiros, porém não foi possível realizar uma avaliação final a nível de comparação através dos instrumentos da pesquisa. Conclui-se que o intuito deste trabalho foi demonstrar a importância da educação ambiental, a preocupação com a alimentação saudável, e a possibilidade de se aderir e concretizar a perspectiva da junção da educação com a busca pela qualidade de vida, o bem-estar e a preservação do meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – EADpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ronielson_Alves_Santos.pdf485,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.