Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12651
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ronielson Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-29T13:15:03Z | - |
dc.date.available | 2020-01-29T13:15:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Ronielson Alves dos. Sustentabilidade : a horta escolar como estratégia de educação ambiental. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Programa Universidade Aberta do Brasil, Centro de Educação Superior a Distância, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12651 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Horta escolar | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Sustentabilidade : a horta escolar como estratégia de educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Betejane de | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa relata os resultados de um projeto de extensão, desenvolvido por um acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, tendo como universo de pesquisa a Escola de Ensino Fundamental Maria Nilza de Lira Lima, situada no município de Cristinápolis/SE, que possuía uma área de terra ociosa propícia ao cultivo de uma horta. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a comunidade escolar quanto a importância da implementação de uma horta escolar como forma de promover o conhecimento prático, relacionado às questões de sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável como estratégia de educação ambiental. Assim, o projeto teve como eixo temático “Horta Escolar Como Estratégia De Educação Ambiental”, e foi elaborado com o intuito de manter uma reflexão dinâmica sobre o uso da terra, bem como, inserir o uso de atividades práticas para as diversas disciplinas nos últimos anos de ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma metodologia de pesquisa exploratória de abordagem quali-quantitativa. As amostras da pesquisa foram formadas por 40 alunos do 8 ao 9 ano, 7 professores e a 30 pais, foram utilizados como instrumentos de coleta dos dados um questionário e dois roteiros de entrevistas sendo o primeiro foi aplicado aos alunos e o segundo aos professores e pais de alunos. O Projeto para criação, implantação, cultivo e colheita teve duração de três meses. Os resultados foram parcialmente satisfatórios, a horta foi implantada, mas não foi finalizada na sua totalidade coma acompanhamento do autor da pesquisa, ficando a cargo da escola dar continuidade a mesma. Inicialmente houve a participação direta e ativa dos alunos e integrantes da unidade escolar na manutenção e preservação dos canteiros, porém não foi possível realizar uma avaliação final a nível de comparação através dos instrumentos da pesquisa. Conclui-se que o intuito deste trabalho foi demonstrar a importância da educação ambiental, a preocupação com a alimentação saudável, e a possibilidade de se aderir e concretizar a perspectiva da junção da educação com a busca pela qualidade de vida, o bem-estar e a preservação do meio ambiente. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – EAD | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ronielson_Alves_Santos.pdf | 485,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.