Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12651
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Sustentabilidade : a horta escolar como estratégia de educação ambiental |
Autor(es): | Santos, Ronielson Alves dos |
Data do documento: | 15-Jun-2019 |
Orientador: | Oliveira, Betejane de |
Resumo: | A presente pesquisa relata os resultados de um projeto de extensão, desenvolvido por um acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, tendo como universo de pesquisa a Escola de Ensino Fundamental Maria Nilza de Lira Lima, situada no município de Cristinápolis/SE, que possuía uma área de terra ociosa propícia ao cultivo de uma horta. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a comunidade escolar quanto a importância da implementação de uma horta escolar como forma de promover o conhecimento prático, relacionado às questões de sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável como estratégia de educação ambiental. Assim, o projeto teve como eixo temático “Horta Escolar Como Estratégia De Educação Ambiental”, e foi elaborado com o intuito de manter uma reflexão dinâmica sobre o uso da terra, bem como, inserir o uso de atividades práticas para as diversas disciplinas nos últimos anos de ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma metodologia de pesquisa exploratória de abordagem quali-quantitativa. As amostras da pesquisa foram formadas por 40 alunos do 8 ao 9 ano, 7 professores e a 30 pais, foram utilizados como instrumentos de coleta dos dados um questionário e dois roteiros de entrevistas sendo o primeiro foi aplicado aos alunos e o segundo aos professores e pais de alunos. O Projeto para criação, implantação, cultivo e colheita teve duração de três meses. Os resultados foram parcialmente satisfatórios, a horta foi implantada, mas não foi finalizada na sua totalidade coma acompanhamento do autor da pesquisa, ficando a cargo da escola dar continuidade a mesma. Inicialmente houve a participação direta e ativa dos alunos e integrantes da unidade escolar na manutenção e preservação dos canteiros, porém não foi possível realizar uma avaliação final a nível de comparação através dos instrumentos da pesquisa. Conclui-se que o intuito deste trabalho foi demonstrar a importância da educação ambiental, a preocupação com a alimentação saudável, e a possibilidade de se aderir e concretizar a perspectiva da junção da educação com a busca pela qualidade de vida, o bem-estar e a preservação do meio ambiente. |
Palavras-chave: | Biologia Ensino de biologia Educação ambiental Horta escolar Sustentabilidade Educação ambiental |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – EAD |
Citação: | Santos, Ronielson Alves dos. Sustentabilidade : a horta escolar como estratégia de educação ambiental. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Programa Universidade Aberta do Brasil, Centro de Educação Superior a Distância, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12651 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ronielson_Alves_Santos.pdf | 485,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.