Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12657
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Educação Ambiental e o Programa Nacional do Livro Didático : refletindo sobre os livros didáticos de 6º ano de Ciências |
Autor : | Santos, Havanny Nayara Lemos |
Fecha de publicación : | 6-sep-2019 |
Director(a): | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
Resumen: | Devido às preocupações globais com os problemas socioambientais, a educação para esta temática vem crescendo em todo o planeta a fim de mitigar os efeitos antrópicos sobre o meio ambiente. Uma das grandes barreiras que a Educação Ambiental (EA) tem enfrentado ultimamente é a visão que os países dão para tal problemática deixando nítido o confronto existente entre as questões ambientais e o crescimento econômico e social das nações. A fim de se trabalhar de forma mais constante a EA e a formação de indivíduos críticos e reflexivos o presente trabalho buscou analisar a EA nos livros didáticos de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental utilizados na rede municipal de ensino de Aracaju e que foram aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)2017. Assim, com a amostra definida, foi elaborada uma tabela com as concepções da EA e um roteiro que traz elementos importantes relacionados ao meio ambiente, para ajudar a compreender como a EA tem sido abordada nos livros atualmente. Foi possível observar que todos os livros analisados apresentam as três concepções da EA: Conservadora, pragmática e crítica, não existindo alguma que se sobressaia mais que as outras, mas que em muitos momentos a abordagem às temáticas socioambientais têm sido feitas de forma muito superficial e rápida, cabendo ao educador inserir e aprofundar essas questões na pratica pedagógica, para que assim haja uma maior sensibilização e também para que possa contribuir na formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam contribuir ativamente para a construção de uma sociedade justa e um meio ambiente sustentável. |
Palabras clave : | Biologia Ensino de biologia Educação ambiental Emancipação política Ensino fundamental Livro didático Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Ciências biológicas |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Santos, Havanny Nayara Lemos. Educação Ambiental e o Programa Nacional do Livro Didático : refletindo sobre os livros didáticos de 6º ano de Ciências. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12657 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Havanny_Nayara_Lemos_Santos.pdf | 7,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.