Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12687
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A construção do outro nos perfis dos “apps de pegação” gay/bi
Autor(es): Souza Junior, João Carvalho de
Data do documento: Ago-2019
Resumo: Novas modalidades de interação interpessoal das cibercomunidades (LEVY, 2003), principalmente na atual era dos smartphones, possibilitaram uma desconstrução nas estratégias de busca e encontro por relações sexuais/afetivas. Aplicativos de encontro, ou “apps de pegação”, como o Grindr (app destinado a homens que procuram por relações com outros homens), possuem um campo em que os usuários preenchem tanto com suas características físicas/pessoais quanto descrevem as características em termos de aparência e de comportamento que esperam e desejam do Outro, em uma espécie de combinações e fabricações/construções de sexualidade (FOUCAULT, 2014). Dentro dessas construções de sujeitos desejantes e (in)desejáveis surge, nesses textos, uma reafirmação de discursos heteronormativos, e normas de gênero, tanto sobre si, quanto sobre como o Outro deve agir para atrair o seu interesse. Assim, neste artigo analiso como as fabricações de prazer e desejo (FOUCAULT, 1980; 1984) se reconfiguram em (ciber)performances de masculinidades interpeladas por normas de gênero (BORBA; 2014; BUTLER, 2009), enunciadas em atos de fala (AUSTIN, 1990) e termos que manifestam, em signos linguísticos (VOLOCHÍNOV, 2006), tais discursos dentro dos aplicativos.
Palavras-chave: Atos de fala
Cibercomunidade LGBTQ+
Discurso
Heteronormatividade
Performance de gênero
Análise do discurso
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SOUZA JUNIOR, J. C. A construção do outro nos perfis dos “apps de pegação” gay/bi. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 442-457.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12687
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstrucaoOutroPerfisAppsGayBi.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.